O ministro da Justiça, André Mendonça
Pablo Jacob/Agência O Globo
O ministro da Justiça, André Mendonça


O ministro da Justiça, André Mendonça, anunciou neste domingo (10) que vai pedir abertura de inquérito policial contra o escritor Ruy Castro e contra o jornalista Ricardo Noblat. Em sua coluna no jornal "Folha de S.Paulo", Ruy Castro ironizou o presidente americano, Donald Trump , após a crise da invasão do Capitólio na última quarta-feira. O escritor disse que se o presidente americano desejasse se tornar um "mártir", "herói" ou "ícone" para seus seguidores, poderia se matar. 

Ruy Castro, biógrafo de personalidades históricas do país, como Garrincha e Nelson Rodrigues, citou o ex-presidente Getúlio Vargas. Ao falar de Jair Bolsonaro , lembrou que o presidente brasileiro costuma imitar ações de Trump. E sugeriu que ele também cometesse suicídio.

"Se Trump optar pelo suicídio, Bolsonaro deveria imitá-lo. Mas para que esperar pela derrota na eleição? Por que não fazer isso hoje, já, agora, neste momento? Para o bem do Brasil , nenhum minuto sem Bolsonaro será cedo demais", diz o trecho da coluna.

O texto foi replicado nas redes sociais por Ricardo Noblat, o que provocou a reação de apoiadores de Bolsonaro. Após a repercussão , o ministro da Justiça afirmou que "alguns jornalistas chegaram ao fundo do poço" e, sem citar nomes, disse que "2 deles instigaram dois Presidentes da República a suicidar-se".

Em seguida, anunciou o pedido para abertura de investigação .

Depois das críticas de bolsonaristas , Noblat excluiu as publicações originais e explicou que apenas compartilhou o artigo como parte de um "clipping diário da mídia" que costuma fazer. O jornalista ainda desejou uma "vida longa" para o presidente Bolsonaro "para que ele possa colher o que plantou".


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!