Dom Alberto Taveira
Reprodução/TV Globo
Dom Alberto Taveira

Um grupo de 37 associações da sociedade civil divulgou uma nota defendendo o "imediato afastamento" do  Arcebispo de Belém , dom Alberto Taveira , acusado de abusar sexualmente de seminaristas . Os detalhes da apuração foram revelados pelo jornal El País

O caso é alvo de investigações da Polícia Civil e do Ministério Público do Estado e veio à tona no início de dezembro, quando o  arcebispo fez um pronunciamento para se defender do que chamou de "acusações de imoralidade".

O manifesto assinado pelas entidades foi publicado no último dia 24 e expressa apoio às investigações e requer que "seja observado o direito à ampla defesa e ao contraditório do Sr. Arcebispo, mas também que sejam garantidos os direitos das vítimas ao devido processo legal e acesso à justiça, sem interferências indevidas".

De acordo com a nota, o afastamento "visa garantir a eficiência e a efetividade das investigações" e reforça que "as instituições públicas envolvidas devem propiciar ambiente seguro, sem risco de retaliações para colher eventuais depoimentos e denúncias de outras vítimas".

"As instituições subscritoras confiam nas autoridades eclesiásticas e no sistema de justiça para esclarecer os fatos e preservar os direitos e a integridade de investigados e de vítimas dos crimes citados e que venham a ser comprovados".


"Imoralidade"

Em um vídeo publicado no site da Arquidiocese de Belém, o  arcebispo mencionou as acusações de "imoralidade". "Digo que recebi com tristeza há poucos dias a informação de existência de procedimentos investigativos com graves acusações contra mim sem que eu tenha sido previamente questionado, ouvido ou tido qualquer oportunidade para esclarecer esses pretextos fatos postos nas acusações", afirmou dom Alberto.

Ainda na gravação, o arcebispo disse que confia na Justiça brasileira para o esclarecimento das "falsas imputações" e também afirmou estar "totalmente disponível às autoridades, tanto eclesiásticas como civis para que a realidade seja restabelecida".

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!