Maioria aprova uso das urnas nos pleitos eleitorais
José Cruz/Arquivo/Agência Brasil
Maioria aprova uso das urnas nos pleitos eleitorais

Pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (3) mostra que, para 73% dos brasileiros, o sistema de voto em urna eletrônica deve ser mantido no país. Os entrevistados que acham que o  voto em papel deve voltar a ser usado somam 23%, e 4% não souberam responder.

O levantamento ouviu 2.016 pessoas em todas as regiões e estados do país, por telefone, entre os dias 8 a 10 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Ainda segundo a pesquisa, 69% dos brasileiros confiam muito ou um pouco no sistema eletrônico de votação adotado no país, e 29% disseram não confiar. A falta de confiança é maior entre pessoas de 25 a 34 anos. Nessa faixa etária, 26% dos entrvistados disseram acreditar muito nas urnas (ante 33% na média geral), e 34% declararam não confiar nelas (ante 29% na média).

Essa fatia da população (entre 25 e 34 anos) também é a que mais concorda com o retorno ao voto em papel , bandeira do presidente Jair Bolsonaro, que frequentemente diz, sem apresentar provas, que as urnas eletrônicas  são sujeitas à fraude .

Em relação à renda, os entrevistados que declararam ganhos de mais de dez salários mínimos tendem a acreditar mais na eleição informatizada. Já os grupos com salários menores têm uma desconfiança maior.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!