Chuva forte no Rio
Reprodução
Chuva forte no Rio

Um temporal que atingiu o município de Duque de Caxias na terça-feira causou a morte de duas moradoras. Um dos óbitos foi confirmado ainda na noite de ontem. A vítima foi dentificada como Fátima Marina Fernandes de Carvalho, de 61 anos.

A outra seria uma jovem de apenas 16 anos anos. De acordo com a Prefeitura, três casas desabaram e três veículos foram levados pela enxurrada. Ao todo, 150 famílias estão desalojadas ou desabrigadas.

"Em relação à essas famílias, primeiro vamos avaliar as residências com a Defesa Civil. No caso de casas condenadas, vamos buscar realocar essas pessoas, seja por meio do aluguel social ou do programa Minha Casa Minha Vida", disse o prefeito Washington Reis em entrevista ao "Bom Dia Rio", da TV Globo.

Ainda segundo a Prefeitura, as ocorrências na cidade se concentram principalmente no distrito de Xerém. A área mais afetada tem cerca de 10km² e inclui os bairros Vila Urussaí, atingido pelo transbordo do Rio Saracuruna, Vila Canaã, Vila Maria Helena, Jardim Olimpo, Carretero, Santo Antônio e Barreiro.

"Logo após a chuva, a água foi toda escoada. Agora o processo é mais de limpeza e recuperação do que tiver sido destruído, mas nada de grande custeio. Hoje temos mais de mil pessoas da Prefeitura trabalhando nas ruas. Lamentamos, claro, as vítimas. Isso não tem como paga, mas vamos dar a assitência aos familiares", afirmou o prefeito.

Você viu?

Outros município da Baixada Fluminense também foram atingidos pela forte chuva, como Magé, Queimados e Guapimirim. Na primeira cidade, de acordo com o Climatempo, choveu em 12 horas o equivalente a todo o mês de dezembro. A Prefeitura informou que Magé está em estágio de alerta desde às 22h30 de terça-feira.

De acordo com a Secretaria de Proteção e Defesa Civil, os locais mais atingidos foram Vila Inhomirim, Fragoso, Jardim Nazareno e Santo Aleixo. Até o momento, não há registros de deslizamentos ou vítimas, mas há alagamentos em várias regiões.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais registrou volumes de chuva muito elevados também em Angra dos Reis e Itaguaí.

Mais chuva nesta quarta-feira

Moradores das áreas atingidas devem ficar atentos à previsão de mais chuva nesta quarta-feira. De acordo com o Climatempo, a região dos Lagos, o Grande Rio e o litoral Sul Fluminense permanecem com predomínio de céu nublado e ainda com risco de chuva forte na madrugada desta quarta-feira. A tendência é de diminuição da chuva ao longo da manhã e da tarde nestas regiões.

Para a região Serrana do Rio de Janeiro, Médio Paraíba, o Litoral Norte do Rio de Janeiro e o Norte/Noroeste Fluminense, a previsão é de tempo bastante instável, com risco de chuva forte e volumosa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!