Chuva em São Paulo
Roberto Parizotti/Fotos Públicas
Chuva em São Paulo

Todas as regiões da cidade entraram em estado de alerta para alagamentos na tarde desta segunda-feira (30) após um forte temporal atingir a capital. Os alertas foram emitidos por volta das 14h30. Algumas regiões já registram pontos de enchente.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), às 15h30 a capital tinha oito pontos de alagamento, sendo que cinco deles estão intransitáveis. Três desses pontos são na Sé e as áreas atingidas são a Avenida Vinte e Três de Maio, a Rua São Paulo e o túnel Para João Paulo II.

Na Lapa, os dois sentidos do Minhocão estão alagados na altura da Rua Margarida. Já no Campo Limpo, segue intransitável a Avenida Ellis Maas, na altura do número 698.

Estão na iminência de transbordamento o Córrego Ipiranga, na altura da Avenida Abraão de Morais com Rua General Chagas Santos, e o Córrego Morro do S, na altura da Avenida Carlos Caldeira Filho com Rua Túlio Mugnaini.

Áreas de instabilidade vindas do interior, e outras formadas dentro da própria capital paulista, devido ao calor e umidade, atuam com forte intensidade e lento deslocamento.

Imagens do radar meteorológico mostram precipitação forte em toda a Zona Sul, e na Zona Leste em Vila Matilde, Artur Alvim, Vila Carrão, Itaquera, Lajeado e Guaianases.

Você viu?

Ainda de acordo com os meteorologistas do CGE, há condições para pontos de até forte intensidade com raios e rajadas de vento, o que eleva o potencial para formação de alagamentos e queda de árvores.

Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos

  • Evite transitar em ruas alagadas;
  • Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas;
  • Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
  • Mantenha-se longe da rede elrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;
  • Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;
  • Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.

Tendência para os próximos dias

Os próximos dias seguem com tempo abafado e instável na Grande São Paulo. O sol aparece entre nuvens com chuvas na forma de pancadas, principalmente no período da tarde.

A terça-feira (1º) segue abafada com sol e variação de nuvens. As temperaturas variam entre mínimas de 20°C e máximas que podem superar os 29°C.

O tempo segue instável e podem ocorrer chuvas isoladas durante a madrugada, entretanto as precipitações mais intensas com raios, rajadas de vento e potencial para formação de alagamentos devem se concentrar entre o final da tarde e a noite.

Na quarta-feira (2) o tempo segue abafado com sol entre nuvens. Os termômetros variam entre mínimas de 19ºC e máximas que podem superar os 30ºC. Novamente, as chuvas na forma de pancadas com trovoadas e rajadas de vento devem permanecer concentradas entre a tarde e a noite.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!