Fazenda da Grama, propriedade construída no século 19, pego fogo na noite de sábado, dia 21
Reprodução
Fazenda da Grama, propriedade construída no século 19, pego fogo na noite de sábado, dia 21

O casarão histórico da Fazenda da Grama , em Rio Claro, pegou fogo na noite deste sábado (21). Em vídeos publicados nas redes sociais, é possível ver as chamas no interior do imóvel, que data do século 19, e uma enorme coluna de fumaça. O quartel dos Bombeiros de Volta Redonda foi acionado às 21h10, e recebeu apoio de equipes de Barra Mansa e de Piraí, segundo a corporação. Não houve feridos.

O comendador Joaquim José de Souza Breves , nome de destaque na cafeicultura fluminense , conhecido como Rei do Café , foi o responsavel pela construção do imóvel em sua propriedade, a Fazenda de São Joaquim da Grama.

O trabalho de controle das chamas foi realizado durante toda a madrugada, tendo sido finalizado por volta das 7h deste domingo, dia 22. A Defesa Civil era aguardada no local, por volta das 10h, para avaliar a estrutura do imóvel.

Nas redes sociais, moradores e turistas lamentaram o incêndio. Antes de publicar o vídeo do incêndio, um internauta escreveu: "Um pouco da História do Brasil sendo consumida pelo fogo"

Você viu?

"Tragédia anunciada... porém quem deveria agir.não age...", comentou uma mulher no vídeo que mostra as chamas

Outro resumiu: "Lamentável . A história em cinzas."

"Sem palavras, mais uma memória do nosso país sendo apagada!!!", completou outra internauta.

O teto do casarão desabou , e o segundo andar foi praticamente destruído pelas chamas.

A Fazenda de São Joaquim da Grama foi construída no século 19, quando sua área ainda pertencia ao extinto município de São João Marcos, passando para Rio Claro décadas mais tarde. O local era a sede das propriedades agrícolas do comendador Joaquim José de Souza Breves, que acumulava propriedades em municípios como Piraí, Passa Três e Marambaia.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!