Crise de energia no Amapá, apagão em Macapá
Rudja Santos/Amazônia Real
Crise de energia no Amapá, apagão em Macapá

A interrupção no fornecimento de energia elétrica para 13 das 16 cidades do Amapá , ocorrida na noite desta terça-feira (17) , pode ter sido causada por uma falha em uma linha de transmissão. A crise de abastacimento de energia começou no último dia 03 . As informações são da Agência Brasil .

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), afirmou que há indícios de que o problema teve origem no momento da energização da linha de transmissão Santa Rita-Equatorial, que pertence à Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), empresa controlada pelo governo estadual e responsável por distribuir a energia elétrica para todo o estado.

No entanto, a CEA comunicou à imprensa que não identificou nenhuma falha no processo de energização.

O ONS também reiterou essas informações, dizendo que uma instabilidade causou o repentino desligamento automático do transformador da subestação de Macapá , "apenas no lado da distribuição", e da Usina Hidrelétrica Coaracy Nunes, que fica na cidade de Ferreira Gomes (AP).

Você viu?

A subestação é operada pela empresa privada Linhas de Macapá Transmissora de Energia (LMTE), pertencente ao grupo Gemini Energy. Na noite desta terça-feira, a companhia emitiu um comunicado informando que o novo apagão não teve origem na linha de transmissão e que não houve nenhum problema no transformador instalado na subestação de Macapá. 

Segundo a agência de notícias, a interrupção do fornecimento ocorreu às 20h27. Em seguida, houve outros dois desligamentos no mesmo transformador da subestação de Macapá, às 21h03 e às 21h20, enquanto os técnicos tentavam solucionar o problema.

O fornecimento só pôde começar a ser gradualmente restabelecido a partir das 21h26. A normalização da carga só foi concluída à 1h04 desta quarta (18), quase quatro horas após o início do blecaute. Mesmo assim, alguns moradores só puderam contar com o serviço depois das 4h, devido ao rodízio que já estava em curso.

Investigação

As causas do incêndio que destruiu um transformador gerador de energia na noite do dia 03, deixando o Amapá às escuras, e o motivo do blecaute desta terça-feira estão sendo investigados. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!