PF deflagra operação contra OAB de São Paulo
Agência Brasil
PF deflagra operação contra OAB de São Paulo

A Polícia Federal cumpre na manhã desta terça-feira (17) quatro mandados de busca e apreensão para investigar um suposto esquema de cobrança de propina por um empresário e dois advogados para encerrar processos disciplinares em tramitação no Tribunal de Ética e Disciplina da seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP) .

Segundo a corporação, a investigação começou em setembro após a denúncia por parte de um advogado que diz ter sido vítima do grupo.

Com o avanço das investigações, a Polícia Federal constatou que o grupo solicitou propina no valor de R$ 250 mil com o objetivo de atuar junto ao Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-SP para encerrar processos disciplinares em tramitação naquele Tribunal, assim como retirá-los de pauta.

Todos os processos no Tribunal de Ética e Disciplina correm em segredo: nem seu trâmite ou decisões são abertos ao público.

Você viu?

Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo/SP e Guarulhos/SP.

Segundo a Polícia Federal, os investigados poderão responder pelos crimes de corrupção passiva, associação criminosa ou organização criminosa.

A operação foi batizada de Biltre , referência a quem age de forma vil, infame, desprezível, o que, de acordo com a PF, exprime o comportamento do grupo investigado, "que se dispõe a cometer ou a influenciar que se cometam atos de corrupção dentro de um órgão da Ordem dos Advogados do Brasil que se pressupõe absolutamente probo, qual seja, o Tribunal de Ética e Disciplina."

O GLOBO procurou a OAB-SP e aguarda seu posicionamento.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!