Usina termelétrica de Santana deve receber geradores que chegaram ao estado
Reprodução/Rede Amazônica
Usina termelétrica de Santana deve receber geradores que chegaram ao estado

Nesta terça-feira (17), data que marca o 15° dia de apagão que afeta 13 dos 16 municípios, o Amapá deve começar a colocar em prática o plano de resolução provisória com a utilização dos 37 geradores termelétricos que chegaram na última segunda ao estado.

Os geradores , que vieram de Manaus em balsas, vão gerar 45 megawatts de energia, o que deve ser suficiente para a retomada de 100% do fornecimento de energia no estado. Segundo informações do portal G1, eles devem ser instalados em duas subestações da Eletronorte, uma na capital Macapá e outra no município de Santana.

Entretanto, ainda não há um prazo para que os equipamentos entrem em funcionamento, uma vez que isso depende de uma avaliação técnica das empresas de montagem. A expectativa é de que o r acionamento que está sendo realizado nas cidades prossiga até o dia 26 .

Os problemas, que se arrastam desde o último dia 3 de novembro, tiveram início após um grande incêndio destruir um dos transformadores da principal subestação de energia do Amapá. As causas do incidente ainda estão sendo investigadas, mas peritos já descartaram a possibilidade de um raio ter sido o catalisador do fogo .

Sobre a possibilidade de uma solução definitiva para o problema, a nota diz que será necessário instalar um segundo transformador  na subestação que pegou fogo , o que está previsto para ocorrer ainda nesta semana. O local, que não recebeu fiscalizações por parte da Aneel nos últimos cinco anos, até conta com um equipamento reserva, mas ele está em manutenção desde 2019.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários