NASA aprova projeto de estudantes do interior de São Paulo
Divulgação GAIA Enterprise
NASA aprova projeto de estudantes do interior de São Paulo

Estudantes da Unesp foram selecionados pela Nasa , agência espacial americana, por terem criado um aplicativo que monitora e ajuda no combate às queimadas que ocorrem no Brasil e em outras partes do mundo.

Denominados de Gaia Enterprise , a equipe é formada por cinco estudantes que fazem graduação no campus de Bauru , no interior de São Paulo.

O grupo participou do hackaton Nasa Space Apps, disputa feita de forma online, que reuniu mais de 26 mil pessoas, distribuídas e 3800 equipes. A agência espacial recebeu 2300 projetos.

Como proposta da disputa, os participantes deveriam criar uma solução para resolver desafios relacionados aos desastres naturais , e a Gaia Enterprise foi a vencedora da etapa regional, ficando à frente de outras 149 equipes brasileiras.

O aplicativo criado pelos vencedores consiste em avaliar se as queimadas que ocorrem nas áreas florestais são espontâneas ou criminosas . Dados da própria Nasa e do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) foram usados para criar um algoritmo que acompanha em tempo real focos de incêndio, sendo possível ver o histórico dos locais.

Você viu?

"Dentro do desafio observamos que as queimadas estão ocorrendo em vários países, não apenas no Brasil", afirma Felipe Scola Froes, membro da Gaia. "Austrália, Estados Unidos também sofrem o problema e desenvolvemos um aplicativo capaz de monitorar os focos de incêndio", finaliza.

Previsão de focos de incêndio

O algoritmo do app pesquisa informações sobre clima, umidade e temperatura. Aliado aos dados históricos eles analisam a queimada e consegue até mesmo prever futuros focos de incêndio.

"Além da funcionalidade de mostrar os focos de incêndio logo no início, o que torna mais fácil o combate ao fogo, o aplicativo oferecde um botão de denúncia, que envia a localização do GPS do celular para as autoridades", explica Pedro Luiz Cason Caldato, estudante de ciência da computação e membro do Gaia.

Em dezembro, a agência espacial americana divulgará os 30 melhores projetos. Em 2021, os vencedores viajarão até a  Flórida , nos Estados Unidos para conhecer o Space Kennedy, a base de lançamentos  da Nasa.

Apesar da alta expectativa, o grupo de estudantes busca incentivos financeiros para poder disponibilizar o aplicativo no mercado.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!