Câmara deve acelerar votação de PECs após o primeiro turno das eleições
Por iG Último Segundo
30/10/2020 21:18:28Deputado Arthur Lira (PP-AL) afirmou que a obstrução às pautas vai terminar a partir de 16 de novembro
O deputado Arthur Lira (PP-AL), revelou hoje (30) que o bloco do centrão (PP, PL, PSD, Solidariedade e Avante) está disposto a fazer um esforço concentrado para acelerar a votação dos projetos prioritários após o primeiro turno das eleições , que ocorre dia 16 de novembro.
Entre os projetos citados pelo deputado estão a PEC Emergencial e o PLP 137/2020 - projeto que libera dinheiro de fundos públicos para o governo usar em despesas emergenciais, como a pandemia.
“Para essas pautas, estamos nos propondo votar cinco dias por semana de segunda a sexta do dia 16 até o dia 20 de dezembro”, afirmou à CNN Brasil.
A articulação do governo vai concentrar esforços para liberar R$ 177 bilhões, que atualmente estão presos em dezenas de fundos. O projeto é visto como essencial, uma vez que o governo enfrenta dificuldade para vender no mercado títulos da dívida de longo prazo.
Já a PEC Emergencial é considerada importante como forma de sinalizar ao mercado que o governo seguirá respeitando o teto de gastos. Apesar da disposição do centrão, Maia acredita que não há tempo suficiente para votar os projetos até o final do ano.