Mulheres são vítimas de racismo em padaria de SP
Reprodução Ponte Jornalismo
Mulheres são vítimas de racismo em padaria de SP

Duas mulheres negras foram vítimas de racismo em uma padaria na Vila Mariana, zona sul de São Paulo , na manhã da última quarta (21). O acusado se chama Roberto Barbosa dos Santos.

Segundo a técnica de enfermagem Shirlei de Paula , Roberto a impediu de ir até o caixa, acusando Shirlei de estar furando a fila. Contudo, sua colega de trabalho, Rosângela Aparecida Libeti, de 60 anos de idade estava lhe esperando no local para poderem pagar.

Veja o momento da agressão:


Após breve discussão, as amigas deixaram o homem passar na frente, nesse momento, ele teria começado a murmurar as ofensas racistas .

Você viu?

"Ele me chamou de macaca, de preta, de vagabunda… De todas as palavras que você souber, como se as pessoas não conseguissem escutar o que estava falando", denuncia Shirlei, em depoimento dado ao Ponte Jornalismo.

Após o fato, as duas mulheres começaram a discutir com Roberto Barbosa, e Shirlei passou a gravar , nesse instante, Roberto passou a ser mais agressivo e se aproximar dela. Ao perceber o movimento, Rosângela colocou a mão para impedir a passagem, e então o acusado desferiu um tapa no rosto da mulher de 60 anos.

"Ele voltou com tudo, xingando e indo para cima da Shirlei. Coloquei a mão e ele meteu um tapa na minha cara. Foi muito rápido", afirma Rosângela.

Shirlei de Paula registrou um Boletim de Ocorrência contra o homem. Roberto Barbosa dos Santos trabalha no  Centro de Referência e Treinamento (CRT) em IST/Aids , do governo do Estado de São Paulo, e segundo informações, tem um histórico de agressões contra colegas.

Por conta da investigação, ele foi afastado provisoriamente de suas funções.   "O Centro de Referência e Treinamento DST/Aids-SP repudia qualquer ato de discriminação, preconceito, agressão e qualquer tipo de desrespeito a cidadãos, independentemente de status social, gênero, etnia", diz em nota o CRT.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!