vacina
Divulgação/Fiocruz Minas
vacina

Em meio à suspensão dos testes da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca, a Casa Civil, que comanda o comitê de crise de combate ao novo coronavírus, editou uma resolução que cria um grupo de trabalho que vai coordenar as estratégias para compra e distribuição da vacina contra a Covid-19 no país.A medida, assinada pelo ministro Walter Braga Netto, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira.

Segundo o texto, caberá ao grupo "coordenar as ações governamentais relativas à aquisição, ao registro, à produção e à distribuição de vacina com qualidade, eficácia e segurança comprovadas contra a Covid-19; e colaborar no planejamento da estratégia nacional de imunização voluntária contra a Covid-19".

No fim de agosto, o presidente da República Jair Bolsonaro afirmou que "ninguém pode obrigar ninguém a tomar vacina". Contudo, ele também editou uma Medida Provisória que liberou R$ 2 bilhões para produção e disponibilização de uma possível vacina contra a Covid-19.

Ao todo, quatro estudos clínicos em fase 3, que avalia a eficácia do imunizante em um grupo amplo, são desenvolvidos no Brasil. No entanto, depois do anúncio pela farmacêutica AstraZeneca da pausa nos testes da vacina por conta de uma reação adversa em um dos voluntários do Reino Unido, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), responsável pela pesquisa no país, também afirmou que suspenderia a testagem em voluntários brasileiros.

O grupo interministerial, que será mantido por 90 dias, vai contar com representantes da Casa Civil, Ministério da Defesa, Ministério das Relações Exteriores, Ministério da Economia, Ministério da Ciência e Tecnologia, Controladoria-Geral da União, Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Ministério da Saúde, além da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!