Operação Independência quer reforçar segurança a profissionais de segurança e saúde em cidades turísticas e litoral
Reprodução/TV Globo
Operação Independência quer reforçar segurança a profissionais de segurança e saúde em cidades turísticas e litoral


Devido ao feriado do Dia da Independência, o governo do Estado de São Paulo enviará 20 mil policiais por dia para cidades do litoral e municípios turísticos para conter aglomerações. Medida, nomeada de Operação Independência, foi anunciada em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (4) pelo governador  João Doria e o secretário de Segurança Pública, general João Campos.



O objetivo da operação é reforçar a segurança em estradas de municípios turísticos entre hoje até a próxima terça-feira (8). Além dos 20 mil policiais, serão distribuídas entre os municípios 7.200 viaturas, 8 mil motos, 11 helicópteros e 32 drones.

A ação foi pensada em parceria com a secretária de Transportes e de Logística do estado. Também foram acionadas para a operação o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP), concessionárias e prefeituras dos municípios.

Você viu?

Reforço foi encabeçado pelo estado de São Paulo após pedido de reforço por parte de prefeituras de regiões que podem receber grande número de visitantes devido ao feriado prolongado. Receio é de que imagens como as do último fim de semana, de aglomerações e permanências em praias , se repitam.

Somente na Baixada Santista serão 400 policiais operando por dia, entre eles elementos da Tropa de Cavalaria, um pelotão do Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam), elementos do 2º Batalhão de Choque e 2 helicópteros águia.

Ações nas estradas

Segundo o general Campos, 22 mil quilômetros das estradas estaduais serão cobertas pela Operação Independência. “Ali [os PMs] estarão utilizando bafômetros, testes de embriaguez e verificando [a utilização de] cinto, assentos infantis e capacetes”, afirmou. Segundo o general, a polícia rodoviária também realizará pontos de bloqueio.

Durante o período, os pedágios farão distribuição de álcool em gel para usuários e trabalhadores. Também serão disponibilizadas 40 mil máscaras para os motoristas.

Os painéis das viaturas terão mensagens curtas instaladas para alertar a população, como “use máscara”, “mantenha o distanciamento social” e “lave as mãos”.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!