O turista búlgaro com o celular enviado via sedex pela Polícia Civil, após ele ter sido roubado no Rio
Divulgação
O turista búlgaro com o celular enviado via sedex pela Polícia Civil, após ele ter sido roubado no Rio

A Delegacia de Atendimento ao Turista (Deat) investiga há pelo menos dois meses um esquema criminoso de roubo de celulares , principalmente de visitantes estrangeiros ao Rio. Segundo o inquérito, os criminosos roubam os aparelhos telefônicos e os revendem em boxes de eletroeletrônicos no Centro Popular da Uruguaiana, no Centro do Rio.

Dezenas de ladrões e receptadores já foram identificados. Há duas semanas, a especializada conseguiu recuperar um aparelho celular de um turista búlgaro que foi alvo dos criminosos, em junho, na Praia de Ipanema, na Zona Sul. O objeto, que havia sido comprado por um receptador, foi apreendido e devolvido por Sedex para o verdadeiro dono, que atualmente mora em Londres, na Inglaterra.

De acordo com as investigações, os ladrões, que agem geralmente à noite e em trio, escolhem suas vítimas, principalmente estrangeiros, e as rendem com facas. No dia 12 de junho de 2020, não foi diferente com o búlgaro Robart Tsvetelinov Nikolchev, de 26 anos. No Brasil para festejar o Dia dos Namorados com seu companheiro, o rapaz decidiu caminhar com seu namorador na Praia de Ipanema, por volta das 21h, para aproveitar a noite e curtir o dia romântico. 

Na altura da Rua Joana Angélica, o casal foi atacado por três homens armados com facas, que que anunciaram o assalto e levaram o celular do turista.  Após o registro da ocorrência, a Deat começou a rastrear o telefone através da inteligência da delegacia. Dias depois, foi descoberto que o aparelho era usado por uma terceira pessoa.

"Vimos que o telefone da vítima estava sendo usado por uma pessoa. A partir daí, chegamos no receptador", conta a delegada Patrícia da Costa Araújo de Alemany, titular da Deat. 

Quem usava estava utilizando o celular roubado era um homem de 22 anos, morador de Del Castilho, na Zona Norte. No dia 18 de agosto, durante sua prisão, os investigadores pediram para que o rapaz mostrasse seu celular.  Ao lado dos dois advogados, os policiais civis constaram que o aparelho do homem era o pertencente ao búlgaro Robart Tsvetelinov.   

Você viu?

Em depoimento, o receptador foi questionado onde havia adquirido o produto. O rapaz afirmou que comprou o celular em julho, no Mercado da Uruguaiana. Ainda de acordo com seu depoimento, ele teria pago R$ 1 mil após conseguir negociar. O jovem contou que, antes da compra, o vendedor pediu R$ 2 mil pelo aparelho Hwaweii p20 pro. 

Indagado se sabia que o produto era de origem criminosa, o rapaz informou que desconhecia. Mesmo com a negativa, ele acabou sendo indicado e preso por receptação. No entanto, como o crime cabe fiança ele pagou e foi liberado, mas vai continuar respondendo em liberdade. A delegada Patrícia Alemany critica quem adquire produtos de origem duvidosa e afirma que a receptação movimenta o mercado do roubo e do furto. 

"A pessoa acha que está se dando bem. No entanto, ela está sendo conivente e está participando diretamente do crime". Ainda de acordo com a delegada, “grande parte dos crimes que acontecem com os turistas na cidade do Rio, são o roubo e furto de celulares”.

"O combate a receptação é de suma importância para minimizar os crimes violentos contra o patrimônio. Reduzir o mercado de venda ilegal de celulares é fundamental para diminuir o impacto desse tipo de criminalidade".

Outros celulares recuperados

A delegada contou ao EXTRA que, quando ela informou ao turista búlgaro que seu celular havia sido resgatado, o jovem só soube agradecer. Segundo a delegada Patrícia Alemany, outros três celulares de turistas estrangeiros foram recuperados e devolvidos aos seus respectivos donos após um monitoramento dessa quadrilha.

No primeiro caso, um turista alemão teve o aparelho furtado na Lapa, no Centro do Rio, em janeiro deste ano. O receptador foi identificado. No entanto, no momento da sua prisão, o celular roubado estava com uma outra pessoa. As investigações prosseguem.

No mesmo mês, desta vez, um americano foi roubado e teve o seu aparelho levado. O celular foi recuperado na última segunda-feira. E um outro caso envolve o celular de uma italiana. O crime aconteceu no dia 25 de fevereiro, na Praia de Ipanema, na altura do Posto 8. No último dia 13 de agosto os investigadores da Deat conseguiram localizar e prender o receptador do celular.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!