Em ofício enviado à gestão da Cinemateca Brasileira, Mario Frias pede que a instituição “proceda a entrega das chaves” ao governo federal nesta sexta-feira (7), segundo informações da jornalista Mônica Bergamo.
O documento assinado pelo secretário especial da Cultura solicita também que o patrimônio da Cinemateca Brasileira , localizada na cidade de São Paulo, seja transferido à pasta federal.
O contrato da Acerp (Associação De Comunicação Educava Roquete Pinto), responsável pela Cinemateca, foi encerrado em 2019. O Ministério Público Federal solicitou a renovação do contrato até o fim deste ano, mas a Justiça negou o pedido e determinou que a gestão deve ser da União.
Atualmente, a verba destinada à Cinemateca foi represada pela Secretaria Especial da Cultura . Funcionários da Cinemateca dizem que não estão recebendo seus salários.
O ofício da Secretaria Especial da Cultura aponta, ainda, que “o não atendimento à presente notificação ensejará nas medidas judiciais tanto para o restabelecimento da posse os mesmos pela União Federal, bem como para eventuais apurações de responsabilidade".