Após o Ministério da Educação (MEC) divulgar as diretrizes para retomada das aulas presenciais, pelo menos nove estados e o Distrito Federal refletem sobre o retorno na rede pública nos próximos dois meses.
Caso siga as previsões, Tocantins deve ser o primeiro estado a voltar com as aulas presenciais , ainda no início de agosto. Todavia, a capital do estado não acompanhará o calendário do governo estadual e já disse que em agosto, ainda terão aulas remotas.
Além dos estados, as prefeituras de oito capitais anunciaram planos independentes de retomada. Entre as capitais, Cuiabá, Curitiba e Macapá planejam a volta para o mês que vem, mas ainda não têm uma data certa.
Voltam em agosto:
- Maranhão: 10 de agosto
- Rondônia: agosto, sem dia definido
- Tocantins: 3 de agosto
- Rio Grande do Norte: 17 de agosto
- Distrito Federal: 31 de agosto
Voltam em setembro:
- Acre: 8 de setembro
- Santa Catarina: 8 de setembro
- São Paulo: 8 de setembro
- Piauí: 22 de setembro.
- Paraná: Setembro, sem dia definido
O Rio de Janeiro na equação
Você viu?
Na última segunda-feira (20), o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) informou que representantes de escolas privadas pretendem retomar as aulas presenciais, de forma voluntária, no dia 3 de agosto. Os detalhes sobre a retomada das atividades serão divulgados nesta terça-feira (21).
Em resposta, a Fiocruz divulgou um documento dizendo que considera “prematura” a volta às aulas no Rio. “Diante da possibilidade de possível recrudescimento de casos e óbitos no município do Rio de Janeiro, ainda parece prematuro a abertura das escolas, no atual momento da pandemia pelo SARS-CoV2”, disse a fundação.
Após isso, a prefeitura do Rio informou que a data de volta às aulas do ensino público ainda não foi definida e que as escolas municipais estão com atividades suspensas até o dia 3 de agosto.
As aulas presenciais
estão suspensas no Brasil desde março em escolas, centros educacionais e universidades por causa da pandemia
do novo coronavírus
(Sars-coV-2). As informações são do G1
.