Escolas podem reabrir só em 2021 no Rio
Roberto Moreyra / Agência O Globo
Escolas podem reabrir só em 2021 no Rio

Apesar de ter antecipado etapas de flexibilização das regras de isolamento social da cidade , a Prefeitura do Rio adota um ritmo mais lento no planejamento do retorno das aulas presenciais e já admite a possibilidade de parte dos 650 mil alunos de sua rede só voltar às escolas em 2021 por causa da pandemia do novo coronavírus .

A informação foi dada ao Jornal Extra pela secretária de Educação, Talma Suane, e a mesma hipótese já é avaliada pelo governo do estado. Por enquanto, esse cenário ainda não é considerado por unidades privadas de ensino, que tinham a expectativa de reabrir este mês. O plano foi frustrado porque não houve consenso com sindicatos de profissionais de ensino e autoridades sanitárias.

De acordo com a secretária municipal de Educação, está decidido que, a exemplo do que acontece em outras atividades, haverá fases de retomada das aulas, começando por 350 das 1.541 unidades da rede da prefeitura. Caberá às turmas do 9º ano reabrir as escolas, que ainda precisam ser adaptadas para o ensino em tempos de pandemia.

“O processo será gradual. Escolhemos retomar as aulas pela última série, até porque nossas escolas contam com, no máximo, quatro turmas por turno no 9º ano. O andamento do retorno dos outros alunos será definido em acordo com o comitê científico da prefeitura. Se for aconselhável, algumas séries continuarão com aulas virtuais até o fim de 2020, voltando às escolas somente em 2021”, diz Talma.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!