O deputado federal Otoni de Paula (PSC-RJ) durante sessão solene em homenagem ao dia da conquista do voto feminino
Michel Jesus/Câmara dos Deputados
O deputado federal Otoni de Paula (PSC-RJ) durante sessão solene em homenagem ao dia da conquista do voto feminino


A Procuradoria Geral da República (PGR) denunciou , nesta terça-feira (14), o deputado federal Otoni de Paula (PSC-RJ) ao Supremo Tribunal Federal (STF) por difamação , injúria e coação no curso do processo cometidos contra o ministro da corte Alexandre de Moraes.


Segundo a PGR, em transmissões ao vivo pela internet, o parlamentar ameaçou gravemente o ministro para coagi-lo, uma vez que Moraes é relator do inquérito que investiga o financiamento de atos antidemocráticos. A denúncia indica que Otoni de Paula ofendeu a reputação do ministro e, "por 19 vezes", atentou contra a dignidade de Alexandre de Moraes.

Você viu?

A PGR indica que os crimes aconteceram em 15 de junho e 6 de julho desse ano, nas quais o parlamentar citou " fatos afrontosos à reputação do ministro Alexandre de Moraes".

"As expressões intimidatórias utilizadas pelo denunciado escapam à proteção da imunidade parlamentar e atiçam seus seguidores nas redes sociais, de cujo contingente humano já decorreram investidas físicas contra o Congresso e o próprio Supremo", afirmou o vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros.

De acordo com a procuradoria, o objetivo do parlamentar era obter algum benefício para si próprio e para o jornalista Oswaldo Eustáquio Filho, blogueiro bolsonarista que foi preso pela Polícia Federal no âmbito das investigações sobre o fomento aos atos antidemocráticos.

O inquérito mira organizadores de manifestações antidemocráticas nas ruas, mas também na internet. Até o momento, além do blogueiro, foi presa a extremista Sara Giromini.

O grupo ao qual Sara pertence soltou fogos de artifício em direção ao STF, em junho, além de ter divulgado na internet vídeos atacando a Corte e outras instituições da República. A investigação também apura quem divulgou os atos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!