ministro marcos pontes
Jorge William/Agência O Globo
Trabalho científico produzido no Brasil tem qualidade internacional, afirma Pontes


Em comissão externa da Câmara dos Deputados realizada nesta quarta-feira (24), o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, afirmou que cerca de 90% de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico (FNDTC) estão bloqueados pelo Governo Federal. O ministro afirma que verba seria fundamental para conseguir oferecer soluções para combater pandemia do novo coronavírus. Brasil tem mais de 1,1 milhão de infectados .


Pontes chamou atenção para a qualidade de trabalhos científicos produzidos no Brasil, que são de qualidade internacional. No entanto, para que sejam bem desenvolvidos, é importante que fundos sejam aplicados para fortalecer a ciência.

"Todos os ministérios sofrem com a falta de recursos, mas o investimento em ciência e tecnologia é essencial para o desenvolvimento do país e pode ser solução para a crise", afirmou o ministro.

Pontes ainda exemplificou os investimentos na ciência realizados em Israel, país que investe 4% de seu Produto Interno Bruto (PIB) na área. A Ciência trabalha com orçamento menor desde 2013. Se liberada, parte da verba do FNDTC, que vem de impostos empresariais, seria capaz de impulsionar os recursos científicos para este momento.

Pontes destaca que é importante que Brasil invista em conhecimento e produção científica. Além da pandemia da Covid-19, essa seria a saída, segundo o ministro, para atravessar por outras pandemias que estão por vir.

    Veja Também

      Mostrar mais