Enfermeira cuida de paciente com suspeita de coronavírus em hospital municipal de Miguel Pereira (RJ)
Fabiano Rocha / Agência O Globo
Enfermeira cuida de paciente com suspeita de coronavírus em hospital municipal de Miguel Pereira (RJ)

Professor e especialista em transparência na saúde da Universidade Johns Hopinks, o médico Marty Makary criticou a falta de informações divulgadas pelo governo brasileiro durante a pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) e disse que esconder esses dados é "tentar achar a chave com a luz apagada". A instituição é referência mundial no monitoramento da Covid-19 e o comentário de Makary foi feito em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo nesta sexta-feira (19).

Segundo o especialista, esconder resultados negativos faz parte de um sistema quebrado, com regras e processos falhos, o que não impede, no entanto, que esse tipo de prática ocorra em publicações científicas prestigiadas do mundo. "Toda nossa estratégia é guiada por dados. Sem eles, estamos voando às cegas", afirmou.

Ainda de acordo com Makary, editores e pesquisadores formam um "clube de negócios" no qual somente quem alcança resultados positivos é recompensando. Para ele, é esse o motivo que faz com que exista a manipulação dos dados de estudos.

"Infelizmente, a disseminação das informações científicas tem sido desafiada por falta de transparência e um sistema que não valoriza adequadamente as coisas certas. Pesquisadores são recompensados ​​quando encontram resultado positivo e não ​​pelo contrário, mas não é assim que o processo científico deve funcionar", disse o médico.

Em uma pandemia, diz Makary, é fundamental que haja informação de qualidade disponível para que pessoas se mantenham saudáveis para além das orientações do governo. Isso acontece, segundo ele, porque os pesquisadores estão "criadas para empresários ganharem dinheiro" com o sistema de pesquisas, o que impede, por exemplo, que estudos sejam publicados antes que se tornem desatualizados.

"Essas regras foram criadas para empresários ganharem dinheiro, não são regras estabelecidas no interesse de divulgar pesquisas. Quando a resposta sai, o estudo muitas vezes já está velho. Estamos jogando o jogo dessas publicações", disse Makary.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!