O secretário-executivo do Ministério da Saúde , Élcio Franco, e o secretário de Vigilância em Saúde da pasta, Arnaldo Correia de Medeiros, demonstraram, nesta quinta-feira (18), preocupação com um possível aumento no número de casos de Covid-19 nas regiões Sul e Sudeste por conta do inverno, que começa neste sábado. Segundo Medeiros, os dados indicam que, no Brasil como um todo, o país apresenta uma tendência de que atingiu um “platô” no número de novos diagnosticados, mas o início da estação mais fria do ano inspira cuidados. De acordo com a pasta, nas últimas três semanas epidemiológicas, o Brasil foi o país do mundo que mais registrou casos da doença.

Paciente no hospital de campanha da Prefeitura do Rio, no Riocentro, recebe os primeiros pacientes
Divulgação / Prefeitura do Rio do Janeiro
Paciente no hospital de campanha da Prefeitura do Rio, no Riocentro, recebe os primeiros pacientes

"Estamos bastante preocupados e atentos com o que poderá acontecer nas regiões Sul e Sudeste, particularmente no Sul, onde temos um inverno mais rigoroso. Isso faz com que a gente tenha que ficar atentos para avaliarmos essas medidas dia a dia", disse Medeiros, em coletiva de imprensa na qual o ministério anunciou a edição de uma portaria com orientações para gestores dos estados e municípios sobre a retomada das atividades econômicas.

Leia também:

Franco afirmou que a portaria deverá ser divulgada nesta sexta-feira e não é de cumprimento obrigatório. Segundo ele, o texto orienta gestores locais a avaliarem as medidas de reabertura levando em consideração a capacidade das suas redes de saúde para um eventual aumento no número de casos.

O país chegou nesta quinta-feira a 983.359 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus. A Covid-19 já matou 47.869 pessoas no Brasil. Nas últimas 24 horas, foram 1.204 mortes e 23.050 casos registrados, de acordo com o levantamento feito com dados das secretarias estaduais de Saúde pelo consórcio de veículos de imprensa formado por Extra , O Globo , G1 , Folha de S.Paulo , UOL e O Estado de S. Paulo , atualizado às 20h.

Dados oficiais do governo federal, atualizados até as 17h30 desta quinta-feira (18), apontam que há 978.142 casos confirmados da doença e 47.748 mortes. Nas últimas 24 horas, foram registrados 22.765 casos de Covid-19 e 1.238 mortes, segundo o boletim do Ministério da Saúde .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!