De acordo com estudos da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), financiados pelo Ministério da Saúde, a proporção da população com anticorpos para o coronavírus aumentou em torno de 53% em 83 cidades em apenas duas semanas.

Leia também: 

Importante via em Brasília, W3 Sul, está aberta para lazer.
Fotos Públicas/Joel Rodrigues
Importante via em Brasília, W3 Sul, está aberta para lazer.


Em estudos realizados em outros países não foi encontrada nenhuma taxa parecida. “Por exemplo, na Espanha, estudo semelhante indicou aumento de apenas 4% entre as duas etapas da pesquisa”, diz a nota oficial divulgada pela Ufpel.

Na segunda fase do estudo, 31,1 mil pessoas foram entrevistadas e testadas para o coronavírus. Em 120 cidades, incluindo 26 capitais, foram testadas ao menos 200 pessoas selecionadas por sorteio. Nesses municípios, a proporção da população com anticorpos aumentou de 1,7%, na fase primeira fase, para 2,6%, na segunda.

Você viu?

Porém, os resultados não devem ser aplicados para todo o país, nem usado para estimar o número absoluto. Em áreas menos populosas e rurais o número pode ser significativamente menor.

A diferença por regiões chama bastante a atenção. As 15 cidades com maior prevalência incluem 12 da Região Norte e três da Nordeste. Em Boa Vista, Roraima, a proporção da população que está ou já esteve infectado é em torno de 25%, o que significa que um de cada quatro habitantes da cidade tem ou já teve coronavírus.

Em outras cinco capitais das regiões Norte e Nordeste, a porcentagem é maior que 10%, sendo elas Belém, Fortaleza, Macapá, Manaus e Maceió. Já na Região Sul, nenhuma cidade apresentou prevalência superior a 0,5%. 

Na pesquisa, o caso do Rio de Janeiro, onde a proporção estimada de pessoas com anticorpos aumentou de 2,2% para 7,5% em apenas duas semanas.

Para a pesquisa, foram selecionadas 133 regiões intermediárias como define o IBGE. Em cada uma dessas cidades, foram sorteados 25 bairros, depois dez casas em cada um e apenas um morador sorteado. O objetivo foi entrevistar e testar 250 pessoas por cidade.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!