idosa
reprodução arquivo pessoal
Maria Blandina Medeiros Neder, de 95 anos, costura máscaras para profissionais da saúde


Maria Blandina Medeiros Neder está prestes a completar 95 anos e repete a ação de voluntariado que realizou durante a Segunda Guerra Mundial, que durou de 1939 à 1945. Maria costurou luvas e cachecóis para os combatentes brasileiros, hoje ela passa o dia consturando máscaras para os profissionais da saúde do Rio de Janeiro.

Dona Blandina contou em entrevista ao portal de notícias do G1 que decidiu se voluntariar depois que um grupo de amigos criou a iniciativa ao observar a falta de equipamentos de proteção individual nos equipamentos de saúde do estado.

Leia também: OMS retoma estudo de hidroxicloroquina para tentar deter Covid-19

Na Segunda Guerra Mundial, dona Blandina costurou peças parar os 25 mil brasileiros que fizeram parte da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que combateu ao lado dos aliados as forças fascistas na Itália a partir de 1942.

O projeto que ela faz parte se chama " Ajude de Casa RJ ", que é coordenado pelas amigas de Blandina, Paula Lima, Simone Baffini e Marcia Andrade. Já somam 70 volunntários até o momento e cerca de 80 instituições de saúde foram contempladas.

    Veja Também

      Mostrar mais