O retorno às aulas após o pico da pandemia de Covid-19 no Brasil é tópico de estudo em várias das universidades federais no país. Com aulas suspensas, muitas instituições investem em conteúdos extracurriculares e Ensino à Distância, mas a maioria segue sem data de retorno definida.
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) estuda formas de retomar as atividades docentes de forma remota ou presencial reduzida, após a diminuição da crise sanitária provocada pela pandemia da covid-19. É para evitar o cancelamento do semestre letivo. As atividades de pesquisa e hospitalares não pararam, principalmente as ligadas ao enfrentamento do novo coronavírus.
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As aulas na universidade estão suspensas desde 16 de março, apenas uma semana após terem começado, e não há definição sobre o ingresso de alunos para o segundo semestre, já que nem a matrícula da terceira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre foi concluída.
O grupo de trabalho (GT) pós-pandemia analisa as possibilidades de cenário, com base em informações colhidas pelo GT Coronavírus, em atividade desde janeiro. A reitora Denise Pires explicou, em entrevista publicada no site da universidade, que primeiro serão identificadas as disciplinas com possibilidade de serem dadas de forma remota, bem como os estudantes que não têm acesso à internet .
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Já no Rio Grande do Norte, a UFRN avalia um modelo suplementar e opcional de educação durante a pandemia. De acordo com a instituição, a ideia é que os alunos não sejam prejudicados pela interrupção das aulas, considentando inclusive aqueles que estão impossibilitados de comparecer às aulas online.
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Um dos desafios, porém são as especificidades de cada curso, como por exemplo os estudantes da área de Saúde, que necessitam de práticas dentro dos laboratórios da universidade. A longo prazo, a instituição não descarta a adaptação de alunos e professores para novas metodologias de ensino remoto.
A Universidade Federal de Goiás ( UFG ) também possui um grupo de trabalho dedicado às soluções de apoio durante a pandemia. Entre as propostas, está a possibilidade de retorno escalonado à instituição de ensino, com um grupo comparecendo às aulas enquanto outro recebe ensino à distância.
A universidade também aprovou uma resolução que autoriza a realização de algumas atividades acadêmicas à distância, como defesas de Trabalhos de Conclusão de Curso ( TCC
) e ações de extensão.