Criador da fake news sobre rodízio em Cascavel imitou decreto oficial, mas documento não é datado
Reprodução
Criador da fake news sobre rodízio em Cascavel imitou decreto oficial, mas documento não é datado


A Prefeitura de Cascavel, cidade do Paraná, precisou usar seu perfil no Facebook para desmentir fake news sobre um suposto rodízio de pessoas organizado por tamanho de sapato. A postagem estava sendo espalhada em redes sociais e simulava um decreto oficial da cidade.

Na postagem de hoje, 21, a prefeitura alerta aos cidadão de que a informação falsa não passa de uma “brincadeira”. A prefeitura também replicou a imagem da postagem falsa em área de seu site oficial específica para checagem de informações.

O “documento” está sem data e explica que a “dinâmica de circulação” de pedestres será feita baseada no tamanho de seus calçados. Se finalizados com número par, só devem sair na rua moradores que calçam número par; se o último número do calçado for ímpar, a pessoa só pode circular em dias ímpares.

Você viu?

A prefeitura de Cascavel desmentiu o boato e ainda reforçou que a população precisa ficar em casa.

Leia também: Pernambuco proíbe circulação de pessoas e intensifica isolamento

"É uma piada, mas não é que tem quem acredita?”, começa a postagem no Facebook. “Não importa o tamanho do seu pé, as únicas coisas que precisa cuidar são: sair de casa apenas se necessário, usando máscara, manter distanciamento e usar álcool em gel”, afirmou.

A postagem continua. “O comunicado sobre o rodízio por numeração de calçados que está circulando nas redes sociais, claro que é fake. Essa foi uma brincadeira leve, mas é preciso ter cuidado. O assunto é sério e alguns fakes induzem pessoas a erro, trazendo riscos à segurança e à saúde pública", finaliza.

O comunicado falso quis simular um rodízio parecido com o que é adotado por carros em São Paulo. O prefeito Bruno Covas chegou a decretar um rodízio diferenciado durante a pandemia do novo coronavírus , mas foi suspenso e retomou para as normas originais .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!