Medicamentos poderão ser ministrados aos pacientes desde que eles assinem termo de concordância
Reprodução
Medicamentos poderão ser ministrados aos pacientes desde que eles assinem termo de concordância

BRASÍLIA - O novo protocolo do Ministério da Saúde para liberar o uso da cloroquina até mesmo em pacientes contaminados por Covid-19 em sintomas leves não é assinado por nenhum técnico ou médico colaborador. O texto divulgado tem apenas a informação de que trata de "orientações do Ministério da Saúde para tratamento medicamentoso precoce de pacientes com diagnóstico da Covid-19".

O primeiro documento sobre tratamento da doença provocada pelo novo coronavírus foi divulgado pelo Ministério da Saúde em 6 de abril de 2020 e restringia o uso da cloroquina apenas para pacientes hospitalizados e em estágio grave da doença. O documento foi elaborado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde - SCTIE.

Leia mais: De "não é tudo isso" à "tubaína': veja falas de Bolsonaro sobre Covid-19

O texto registra ainda que participaram da edição o Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias e Inovações em Saúde - DGITIS, a Coordenação-Geral de Gestão de Tecnologias em Saúde - CGGTS e a Coordenação de Gestão de Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas - CPCDT.

O protocolo de abril tinha ainda uma lista de profissionais médicos que auxiliaram na sua elaboração . Entre eles estavam Ângela Maria Bagattini , do Hospital Sírio Libanês; Bruno de Melo Tavares, HAOC; Daniela Vianna Pachito, Hospital Sírio Libanês; Felipe Dal Pizzol – AMIB; Flávia Cordeiro de Medeiros- HAOC; Gabriela Vilela de Brito – HAOC; Hugo Urbano - AMIB; Jessica Yumi Matuoka - HAOC; Lays Pires Marra - HAOC; Maicon Falavigna - Hospital Moinhos de Vento; Patrícia do Carmo Silva Parreira - HAOC; Rachel Rier - Hospital Sírio Libanês; Suzana Margareth Ajeje Lobo - AMIB ; Verônica Colpani - Hospital Moinhos de Vento. O texto contou também c a"colaboração externa" da Associação de Medicina Intensiva Brasileira - AMIB; do Hospital Moinhos de Vento – HMV e do Hospital Sírio Libanês - HSL.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!