dimas
Redes sociais / Reprodução
Coordenador do comitê de combate ao Covid-19 em São Paulo

Em coletiva de imprensa transmitida nesta terça-feira (19), o coordenador do Centro de Contingência do Covid-19 em São Paulo, Dimas Covas, foi enfático ao afirmar que "estamos perdendo a batalha contra o vírus".

De acordo com o especialista, a decisão do município em adiantar feriados para os próximos dias deve ser vista como uma oportunidade de enfrentar a pandemia. "O vírus está vencendo a guerra. Esses dias que teremos eu não enxergo como feriado, mas como dias de batalha. São os dias mais importante dessa batalha contra o vírus", reforçou Covas. "Nesses dias a sociedade poderá fazer a sua parte. poderá provar que o vírus pode ser contido", disse.

O secretário de Saúde José Henrique Germann também reforçou o pedido para que os paulistas não aproveitem os dias de folga para viajar ao interior ou ao litoral do estado. 

Leia mais: Ministro Marcos Pontes diz que seria cobaia em testes com nitanoxanida

O médico ainda destacou que o Brasil já é o terceiro país do mundo em número de casos da nova doença. "Somos o sexto país com mais mortes além do terceiro em número de casos. Estamos muito próximos da Rússia , que está em segundo", explicou.

Em SP, curva de contágio ainda não chegou no topo

Em outro momento, ainda em coletiva de imprensa, Dimas Covas afirmou que o número de casos e mortes no estado, assim como no país, ainda estão ascensão. "A curva de mortes está subindo. Existem variações todos os dias, mas a tendência ainda é de aumento nas próximas semanas", afirmou.

"A epidedemia está ganhando força. os numeros estão aí, as curvas estão aí. A epidemia cresce no Brasil, cresce no estado de São Paulo, inclusive no interior. Então nós temos sim que endurecer as medidas até que os números comecem a decrescer", destacou o especialista.

Nesta terça-feira, o  número de mortes por Covid-19 ultrapassou a marca de 5 mil notificações. Os casos confirmados são mais de 65 mil em todo o estado.

    Veja Também

      Mostrar mais