Rio — Dois pacientes morreram ontem durante uma interrupção de energia no Hospital Municipal Ronaldo Gazolla , em Acari, na Zona Norte do Rio, unidade de referência no tratamento da Covid-19 . O caso foi anunciado pelo RJ-TV, da Rede Globo. A falta de luz ocorreu por volta das 13h20 em todo o hospital, mas, segundo relatos de funcionários, não houve o acionamento automático dos geradores. A prefeitura nega a relação das mortes com a suspensão de energia.

Leia também: São Gonçalo, no Rio, anuncia medidas de lockdown por uma semana

Mortes aconteceram após falta de energia no hospital
Reproduçao TV Globo
Mortes aconteceram após falta de energia no hospital


Um profissional que trabalha na unidade contou ao GLOBO que, durante a falta de energia, vários pacientes tiveram paradas cardiorrespiratórias. Segundo ele, a queda de luz, que durou cerca de cinco minutos, é comum na unidade. A r eportagem da TV Globo mostrou que Bernardo dos Reis Santos, de 24 anos, que estava na UTI havia uma semana, morreu. A segunda vítima foi Sheyla Therezinha Ferreira Gomes, de 59 anos, que chegou a ser reanimada, mas não resistiu e faleceu uma hora depois.

Leia tamém: Rio chega a 1,5 mil mortes por Covid-19 e capital registra 109 óbitos em um dia

Profissionais relataram que, sem energia, os respiradores pararam de funcionar. Eles tiveram que recorrer ao ambu, um reanimador manual que o funcionário usa para ventilar o paciente. Porém, para fazer essa manobra, é necessário usar um filtro para evitar o contágio do profissional, mas há falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) na unidade.

Você viu?

— Temos um EPI para cada dez pacientes — disse.

O Sindicato dos Médicos cobrou uma sindicância para apurar as mortes dos dois pacientes. Esta semana, servidores denunciaram que insumos e até funcionários do Ronaldo Gazolla foram transferidos para o hospital de campanha do Riocentro, aberto na semana passada pela prefeitura.

A Light disse que a queda de energia no Ronaldo Gazolla foi causada por um tiro atingiu a linha de abastecimento da unidade. Procurada, a prefeitura lamentou a morte dos pacientes, mas alegou que elas não tiveram relação com a falta de luz. Os equipamentos usados, segundo o município, continuaram a funcionar com “baterias próprias.”

Leia também: Bebê de seis meses morre com suspeita de Covid-19 em Niterói

Leia a íntegra da nota da Light

"A Light informa que registrou uma interrupção por consequência de projétil de bala (tiro) que atingiu a linha que abastece o hospital às 13h20. O fornecimento foi restabelecido às 14h02.

Dentro do plano de priorização do atendimento de emergência da Light a hospitais e clínicas, restabelecemos o fornecimento no prazo mais curto possível.

É importante ressaltar que o hospital tem dupla alimentação. Isso significa que eles recebem energia por dois cabos diferentes. O que foi atingido por bala e o outro que estava íntegro, funcionando normalmente. O hospital possui um equipamento de transferência automática, para em caso de falta de energia, usar a outra linha da Light que estava funcionando normalmente.

Importante ressaltar ainda que em nenhum momento o hospital ficou sem entrega de energia pela Light, mas que por problemas internos o hospital não conseguiu entrar com a energia."

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!