respiradores
Reprodução
respiradores

Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira (6), o comitê de contingência do Covid-19 em São Paulo explicou sobre as possibilidades de produção de respiradores que o país dispõe até o momento. De acordo com o secretário de Saúde José Henrique Germann, existe mais de uma possibilidade promissora em fase testes no estado. 

Os respiradores são os equipamentos mais importantes para o tratamento de casos graves em terapia intensiva para tratamento da Covid-19.  “Esses aparelhos - e não temos uma só opção -  estão sendo testados principalmente com relação às especificidades da doença. Esses testes estão sendo feitos no Hospital das Clínicas, no Incor, e vamos ver os resultados. Se as respostas forem positivas, temos bastante entusiasmo sobre eles”, afirmou o secretário em resposta à repórter do iG , Eduarda Esteves.


Entre as possibilidades, está um protótipo de respirador desenvolvido por engenheiros de uma frente voluntária da Universidade de São Paulo ( USP ). Sobre o equipamento, a secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, Patrícia Ellen explica que uma das pendências técnicas é o trabalho de automação da válvula de pressão, que ainda está em fase de desenvolvimento e é fundamental para a segurança dos pacientes. 

Leia mais: Mortes por Covid-19 em SP ultrapassam 3 mil e estado decreta luto oficial


Além disso, o projeto ainda encontra uma barreira burocrática. “Existe uma autorização pendente e bastante importante do Governo Federal para que os testes em humanos sejam acelerados. Além disso, precisamos conectar esse grupo a investidores para que depois eles possam fazer a produção em larga escala”, diz. Apesar dos desafios, o desenvolvimento dos equipamentos é encarado com otimismo e muitas possibilidades práticas de auxiliar os hospitais em breve. 

“É importante destacar que, das quatro empresas autorizadas para a produção de respiradores no Brasil, três estão em São Paulo e produzem para todo o Brasil. Estamos otimistas quanto a isso”, afirma a secretária. 


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!