Relógios de rua vão mostrar movimentação nos bairros do Rio de Janeiro
Ascom/Prefeitura do Rio de Janeiro
Relógios de rua vão mostrar movimentação nos bairros do Rio de Janeiro

Uma novidade tem chamado a atenção da população que circula pelas ruas do Rio de Janeiro: os relógios digitais começaram a veicular boletins informativos sobre a taxa de circulação de pessoas em determinados bairros.

Leia também: Crivella anuncia lockdown parcial em bairros do Rio para conter Covid-19

Segundo a Prefeitura do Rio , o projeto, que tem parceria do Centro de Operações Rio com a Clear Channel e a Cyberlabs, tem o objetivo de orientar as pessoas que precisam se locomover, como funcionários de serviços essenciais, além de conscientizar quem deveria estar em casa, reforçando a importância do isolamento social para evitar um colapso do sistema de saúde da cidade.

O sistema funciona da seguinte forma: os dados sobre movimentação de pessoas nas ruas são capturados pela câmeras de trânsito e repassados para a CyberLabs, que usa inteligência artificial para mensurar a taxa de movimentação e cria um algoritmo para comparar a circulação daquele momento com o mesmo horário e local de dias antes do início oficial da quarentena.

Você viu?

Nas últimas semanas, o número de pessoas nas ruas aumentou em alguns locais e diminuiu em outros, segundo levantamento da empresa. Números levantados na segunda-feira (4) mostram aumento na circulação de pessoas na última quinzena e que a taxa de isolamento social caiu de 79% para 74%.

De acordo com Alexandre Cardeman, chefe executivo do COR, a presença de pessoas nas ruas vem aumentando desde o início do monitoramento: "no início do uso desta ferramenta de monitoramento , em meados de março, a média era de uma redução de 85% de pessoas nas ruas em relação a uma situação anterior à COVID-19. Já no final de abril, esse indicador chegou a uma média de até 77%".

Leia também: Sem "lockdown" no Rio, poderemos ver gente morrendo em casa, afirma especialista

Segundo ele, é importante que a população siga as recomendações das autoridades porque o número de casos e mortes causados pela Covid-19 estão aumentando diariamente na cidade na mesma proporção em que o isolamento diminui: "os relógios serão uma ferramenta de fundamental importância na campanha de conscientização das pessoas".

*com informações da Ascom da Prefeitura do Rio

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!