Apenas 350 kits foram entregues pela União
governo de São Paulo/reprodução
Apenas 350 kits foram entregues pela União

O Ministério da saúde corre contra o tempo para fornecer 2 mil kits de UTIs aos estados para o tratamendo do novo coronavírus (Sars-Cov-2). Até o momento, apenas 340 kits de instalação de unidades de terapia intensiva foram entregues, 11% do prometido inicialmente.

O que foi disponibilizado pela união aos estados é inferior o próximo aos leitos extras instalados por alguns Estados. O Paraná, por exemplo, instalou 530 unidades de terapia intensiva. Já o maranhão, 230 leitos específicos para Covid-19.

Veja também: Covid-19 mata mais jovens na periferia do que em bairros nobres

Em 15 de março, a União prometeu a primeira leva de leitos: 540, Destes, apenas 200 chegaram aos estados. Mesmo assim o governo federal aumentou a meta para 3 mil . Não há prazo para a entrega.

Os pacotes para montagem dos leitos têm cama, monitor de sinais vitais, respirador, entre outros insumos. Estes equipamentos serão enviados aos Estados, que montam leitos em locais já definidos.

Leia mais: Quando a Covid-19 vai acabar? plataforma aponta previsões sobre fim da pandemia

Os primeiros 200 kits tinham sete respiradores por leito. Com o avanço da crise, o ministério contratou 340 leitos com um respirador cada. De acordo com componentes da pasta, cem kits estão bloqueados em aeroportos aguardando a liberação da Anvisa. A primeira parcela de leitos (540) foi entregue conforme a população de cada Estado, mas com um piso de dez leitos.




    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!