médico
Divulgação
Universidade preparou sistema drive-thru para que alunos pudessem celebrar formatura


O Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz (FAG), localizada no município de Cascavel, no Paraná, conseguiu antecipar a formatura de 40 estudantes de medicina. Por conta de medidas de distanciamento social adotadas para combater novo coronavírus, cerimônia de formatura e entrega de diplomas foram realizados em esquema drive-thru.

Os alunos, que se formariam em dezembro, conseguiram autorização do Ministério da Saúde para se graduarem em abril. Agora, com o diploma na mão e a devida inscrição no Conselho Regional de Medicina (CRM), eles já estão autorizados a trabalhar na linha de frente no combate à Covid-19 , doença transmitida pelo novo coronavírus.

Leia também: Médicos com formatura antecipada podem atuar em outras frentes além do Covid-19

Na cerimônia, realizada em rua dentro do campus da FAG, os alunos usavam máscaras e luvas e permaneciam dentro do carro. A formatura foi transmitida ao vivo pelas redes sociais, para que familiares pudessem acompanhar, enquanto quem morasse com o formando poderia participar, desde que dentro do carro e também vestindo máscaras e luvas. Do lado de fora, professores e reitores usavam equipamentos de proteção e as tradicionais becas.

No início do mês, foi encaminha ao Congresso a Medida Provisória (MP) nº 934/2020 , que permite que alunos dos cursos de medicina, enfermagem, farmácia e fisioterapia que tivessem, no mínimo, 75% da carga horária concluída poderiam ter a formatura antecipada.

Formados, os médicos podem escolher trabalhar em diversas frentes da cidade, como nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), por exemplo.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Mostrar mais

      Comentários