O ventilador pulmonar emergencial desenvolvido pela Escola Politécnica (Poli) da USP passou por testes técnicos em humanos, foi aprovado e agora será enviado para aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O custo estimado de cada aparelho é de R$ 1 mil - o ventilador mais barato disponível no mercado atualmente custa R$ 15 mil.
Os testes foram realizados entre os dias 17 e 19 de abril com quatro pacientes do Incor (Instituto do Coração) do Hospital das Clínicas, em São Paulo. Na avaliação dos técnicos, o respirador foi aprovado em todos os modos de uso. "Não houve nenhuma intercorrência com os pacientes ventilados com o Inspire", disse a Poli-USP, em nota.
Outra vantagem do aparelho desenvolvido pela USP é o tempo de produção. O respirador pode ser fabricado em apenas 2 horas, segundo os pesquisadores.
Veja também: Papa conversa com arcebispo de Manaus e manda bênção especial para a Amazônia
O novo ventilador pulmonar é mecânico, e deve ser utilizado em casos emergenciais. Segundo o pesquisador Raul González Lima, a Poli-USP é responsável pelo projeto, mas não pela fabricação, que deverá ser feita por empresas autorizadas pela Anvisa.
Leia mais:Belo Horizonte registra ocupação de 78% nos leitos de UTIs