O governo de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (27) que o Hospital das Clínicas receberá 100 novos leitos de UTI para o tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2). Do total, 40 estarão disponíveis já na primeira quinzena de maio; os outros 60 ficarão prontos até o final do mês.

Governador de São Paulo, João Dória
Agência Brasil
Governador de São Paulo, João Dória

“O Hospital das Clínicas é um complexo público que conta com apoio do setor privado. Graças a doações de hospitais particulares conseguimos dar todo o apoio necessário para que o Hospital continue ajudando a salvar vidas", afirmou Doria.

Os leitos contarão com respiradores e os pacientes serão atendidos por uma equipe de profissionais que inclui funcionários dos hospitais Albert Einstein, Beneficência Portuguesa, Rede D'Or e Sírio Libanês. A abertura dos novos leitos é essencial para que não haja colapso na rede pública de saúde, que já começou a sofrer pressão em virtude do aumento de internações por Covid-19.

Leia mais: Rede estadual de ensino de São Paulo retoma atividades com aulas online

Você viu?

Presente na coletiva realizada nesta segunda-feira no Palácio dos Bandeirantes, a diretora Clínica do hospital, Eloisa Bonfá, reforçou o pedido para que as pessoas fiquem em suas casas e respeitem as medidas de isolamento social.

"O Hospital das Clínicas isolou seu maior instituto no dia 30 de março e hoje chegando muito próximo de mil pacientes internados neste período. Um alerta. Isto só foi possível porque tivemos tempo e locais. Se estes mil pacientes chegassem a nossa porta e um dia, nós não teríamos condições de atender", disse.

Veja também: Deficiência em laboratórios atrasou testagem de casos graves e óbitos no país

O HC possui uma ala exclusiva para o tratamento de pacientes de Covid-19. Até então, eram 900 leitos — 200 de UTI e 700 de enfermaria. Para a chegada de mais 100 leitos, o complexo recebeu R$ 24 milhões em doações por parte do serviço privado. Os aportes incluem equipamentos, serviços, recursos financeiros e estrutura.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!