Estátua de Bellini amanheceu vestindo uma máscara de proteção.
REPRODUÇÃO/PREFEITURA DO RIO
Estátua de Bellini amanheceu vestindo uma máscara de proteção.


No primeiro dia de uso obrigatório de máscaras no Rio , a Prefeitura "vestiu" o equipamento de proteção em mais de 40 estátuas do município, para chamar a atenção da população. Um decreto do prefeito Marcelo Crivella obriga a utilização do adereço com o objetivo de reduzir a velocidade do contágio do novo coronavírus.

As máscaras foram colocadas em estátuas que homenageiam personalidades e nas que são cartões-postais, como os bustos de Zumbi dos Palmares (no Centro) e Padre Miguel (na Zona Oeste), e as estátuas de Bellini (em frente ao Maracanã), Cartola (na Mangueira, na Zona Norte) e Carlos Drummond de Andrade (na orla da Zona Sul).

As máscaras colocadas nos monumentos são feitas de TNT (material semelhante a tecido, obtido através de liga de fibras) e vão permanecer por dez dias. Ogestor do Gabinete de Crise contra a Covid-19 e secretário municipal de Ordem Pública, Gutemberg Fonseca, destaca a importância da campanha para conscientizar as pessoas:

"É fundamental conscientizar. Se houver necessidade de sair para a rua, pedimos que o cidadão utilize a máscara e evite aglomerações. Esta campanha reforça a exigência da prática, seguindo a determinação do decreto do prefeito Marcelo Crivella", afirma Gutemberg.

Você viu?

Leia também: Rio: pacientes de UPAs aguardam horas por transferência e enfrentam até tiroteio

Distribuição de máscaras

O secretário afirmou que a prefeitura vai distribuir em vários pontos da cidade um milhão de um novo tipo de máscara , feita de celulose, biodegradável e com design mais eficiente, para evitar a contaminação do lado interno. "Um material reciclado, que você usa um dia e depois joga fora", disse Gutemberg.

Além da máscara, cada monumento terá uma placa com a mensagem: “Se tá fora de casa, tem que usar máscara. É obrigatório”.

O decreto que obriga o uso do acessório foi publicado no sábado, em edição especial do Diário Oficial do Município. Ele terá que ser usado, a partir desta quinta-feira, por quem sair às ruas e nos estabelecimentos abertos ao público. Quem não usar poderá ser impedido de utilizar o transporte público ou entrar nos estabelecimentos autorizados a funcionar durante a pandemia do novo coronavírus.

"O mais importante não é punir, mas conscientizar a população sobre a importância do uso de máscaras neste momento em que a curva de contágio do novo coronavírus se acentua na cidade. É preciso a colaboração de todas as pessoas. Um deve alertar o outro que não estiver usando máscara para que passe a usá-la, a fim de se proteger e proteger as demais pessoas", disse Crivella.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!