Respiradores foram adquiridos após governo Jair Bolsonaro negar pedido de ajuda do Maranhão, diz governador
Agência Brasil
Respiradores foram adquiridos após governo Jair Bolsonaro negar pedido de ajuda do Maranhão, diz governador

A operação do governo do Maranhão para trazer mais de 100 respiradores mecânicos da China foi considerada como ilegal pela Receita Federal. Segundo o Diário de Pernambuco, o equipamento fundamental para o tratamento de casos graves da Covid-19 passou pela Etiópia e São Paulo, antes de chegar à capital São Luís.

LEIA MAIS: Itália registra menor número de casos confirmados por Covid-19

Os aparelhos já estão em uso, e a Receita Federal afirma que eles não serão recolhidos, apesar da prática considerada ilegal. Os envolvidos na prática serão processados. De acordo com o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), a estratégia foi montada após os pedidos de ajuda do estado terem sido negados pelo governo Bolsonaro. 

A Receita Federal ainda afirma que a o recolhimento dos respiradores pelo governo do Maranhão foi realizado sem licenciamento da Anvisa e autorização da Inspetoria Receita Federal em São Luís.

A encomenda do governo do Maranhão evitou passagens pela Europa e Estados Unidos, onde uma carga de 600 respiradores artificiais encomendados da China pela Casa Civil da Bahia ficaram retidos no começo do mês. A aquisição foi cancelada pelo vendedor, que apenas justificou ao estado que os respiradores teriam outro destino. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!