Laboratório poderá receber amostras de outros países
Sumaia Vilela / Agência Brasil
Laboratório poderá receber amostras de outros países

RIO - A Organização Mundial da Saúde (OMS) oficializou, nesta quarta-feira, a indicação do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo da Fiocruz (Instituto Oswaldo Cruz) como laboratório de referência para o combate ao novo coronavírus nas Américas.

O laboratório da Fiocruz, que já era referência junto à OMS para vírus do tipo Influenza, estava encarregado pelo governo federal de testar amostras e capacitar outras instituições do país para também realizarem exames de Covid-19.

Leia mais: Bolsonaro não pode adotar políticas genocidas, diz Gilmas Mendes

A partir de agora, a Fiocruz poderá receber amostras de Covid-19 de outros países da região para promover o sequenciamento genético do novo coronavírus, identificar mutações e aprofundar estudos que possam levar ao desenvolvimento de uma vacina e ao aprimoramento de diagnósticos, além de testes de medicamentos.

Além do laboratório da Fiocruz, apenas o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), ligado ao governo dos Estados Unidos, atua como referência da OMS no combate ao novo coronavírus no continente americano.

Você viu?

Segundo a chefe do laboratório da Fiocruz, Marilda Siqueira, a indicação por parte da OMS coloca o Brasil em posição de maior destaque na comunidade internacional em esforços na área de saúde pelo enfrentamento do vírus, que já causou mais de 1,4 milhão de mortes em todo o mundo.

- Tudo isso faz com que os dados gerados no Brasil tenham força e representatividade para influenciar as análises globais sobre a situação dos vírus influenza e, agora também, do coronavírus - afirmou a pesquisadora.

A Fiocruz havia sido escolhida pela OMS, no fim de março, para liderar um ensaio clínico no Brasil, envolvendo 18 hospitais de 12 estados, com o objetivo de avaliar questões como o uso de medicamentos no combate ao coronavírus. A instituição vem fazendo testes, por exemplo, sobre a eficácia contra o Covid-19 de medicamentos usados no tratamento do vírus HIV.

No início do ano, em meio ao avanço de casos de Covid-19 na China, o laboratório da Fiocruz instaurou protocolos de diagnóstico do novo coronavírus junto à OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde).

A partir daí, o laboratório atuou no treinamento e capacitação de outros centros de diagnóstico no país, como o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, que detectou o primeiro caso confirmado de coronavírus no país, em 26 de fevereiro, e publicou dois dias depois o primeiro sequenciamento do vírus na América do Sul.

No total, a Fiocruz atuou na capacitação de ao menos 13 laboratórios no país para testagem e diagnóstico de Covid-19, além de outros nove países da América Latina. Com a oficialização como referência no continente, a Fiocruz poderá receber amostras inclusive para confirmações de óbitos e apoio a países com menor estrutura, como o Equador, que vive um avanço de casos e uma sobrecarga do seu sistema de saúde.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!