Imagem ilustrativa
Pixabay
Imagem ilustrativa

O secretário municipal de Ordem Pública do Rio, Gutemberg Fonseca, anunciou, nesta segunda-feira, o uso de uma tecnologia que consegue localizar locais onde há aglomeração de pessoas, o que está proibido durante o período de combate ao coronavírus . Há uma leitura de sinais de celulares - inclusive a aproximação de um aparelho com o outro. Telefones de turistas também são identificados e indicam de onde eles são. Se for constatada a aglomeração, equipes da Guarda Municipal são enviadas para o local. As informações são do "Bom Dia Rio".

A tecnologia funciona graças a um convênio da prefeitura com uma operadora de telefonia. Antenas instaladas em diversos pontos da cidade localizam onde estão os celulares e repassam esse dado para um painel. É possível localizar até mesmo quem está em casa. Durante todo o processo, os dados dos usuários permanecerão anônimos.

Leia também: Covid-19: Brasil tem taxa de mortalidade maior do que EUA e China

"Uma das informações que recebemos é da do roaming (envio e recebimento de dados por meio do celular). Elas caem numa plataforma e onde começamos a qualificá-la", disse Gutemberg.

Você viu?

Os dados dessa plataforma passam também por um cruzamento com denúncias recebidas pelo Disk Aglomeração (1746). O número, de acordo com o secretário, recebe entre 1 mil e 1,2 mil chamadas pir dia.

"As informações vão chegando e vamos atuando - informou o secretário, destacando que, desde o início do isolamento social até este domingo foram fechados 1.217 comércios que descumpriram a determinação de ficarem fechados", disse.

Leia também: Datafolha: 76% consideram importante ficar em casa para combater a covid-19

Gutember disse ainda que o Disk Aglomeração ajudará na fiscalização ao escalonamento de horários determinado por decreto pela prefeitura - comércio deve passar a funcionar depois das 9h e indústrias, antes das 6h. Um novo decreto, a ser publicado nesta terça, definirá com mais detalhes o que é considerado comércio e o que é considerado indústria.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!