Valas no Irã arrow-options
Divulgação/Maxar Techonologies
Valas no Irã, vistas do espaço por satélite

O Irã é um dos países mais atingidos pelo surto da Covid-19 no mundo. Até o momento, 47.593 pessoas estão contaminadas, com 3.036 mortes. Imagens tiradas por satélite mostram que o país está cavando valas tão grandes que podem ser vistas do espaço, conforme publicado pelo Washington Post. O presidente do país, Hassan Rouhani, acusa dos Estados Unidos. 

LEIA MAIS: Transmissão assintomática pode piorar cenário nos Estados Unidos

O país também não está seguindo nenhum tipo de protocolo de isolamento ou quarentena. De acordo com as autoridades locais, as sanções impostas pelos Estados Unidos restringem a entrada de insumos hospitalares, impedindo que profissionais da saúde possam combater o surto.

Até mesmo o rastreamento da Covid-19 é afetado pelas sanções americanas, segundo Hossein Gharibi, novo embaixador do Irã em Brasília. Um app desenvolvido pelo governo iraniano para conscientizar a população teria sido bloqueado pelo Google. A empresa não estaria aberta a negociar com os iranianos. 

Irã arrow-options
Divulgação/OMS EMRO
Sanções impostas pelos Estados Unidos prejudicam combate contra a Covid-19 no Irã

O Irã ainda reporta que cientistas estariam sendo mantidos presos nos Estados Unidos, em uma iniciativa que também é relacionada às sançõesam  impostas por Donald Trump em 2017. Nos últimos meses, o país mais afetado pela Covid-19 no Oriente Médio recebeu auxílio direto da China. 

Trump acusa o Irã

O presidente dos EUA afirma que o Irã planeja ataque a militares ou instalações dos EUA no Iraque. De acordo com a Casa Branca, caso a ofensiva aconteça, o Irã pagará um preço muito alto.

LEIA MAIS: Bancos dificultam vida de empresários e trabalhadores

Trump também afirmou que uma milícia apoiada pelo governo do Irã estaria por trás do ataque que tirou a vida de três oficiais americanos no Iraque, no último dia 11.

    Veja Também

      Mostrar mais