Sistema Único de Saúde brasileiro
Agência Brasil
Sistema Único de Saúde brasileiro

Considerado um dos melhores sistemas de saúde pública da Europa, o Serviço Sanitário Nacional (SSN) da Itália está à beira de um colapso por conta da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2), mas pode servir para que o Brasil tome as medidas necessárias para frear os contágios da doença e para que Sistema Único de Saúde ( SUS ) não entre em colapso.

Leia também: Coronavírus no Brasil: acompanhe a situação no País em tempo real

Assim como o  SUS , o SSN visa a oferecer serviços gratuitos para todos os cidadãos do país, garantindo atendimento amplo e universal - desde consultas até cirurgias de alta complexidade - de maneira descentralizada. De acordo com o ex-membro do Conselho Estadual de Saúde de São Paulo e um dos coordenadores do Fórum de Portadores de Patologistas do Estado de São Paulo (Foppesp), Jair Leme Jr., os dois sistemas "são muito próximos" e têm a mesma ideia de divisão em níveis - no caso do Brasil, tripartite (federal, estadual e municipal).

"O sistema é muito parecido com o nosso, mas o deles é melhor financiado e está à frente na questão da infraestrutura", destaca Leme em entrevista à ANSA, ressaltando que a grande diferença entre os dois é que no Brasil há a saúde suplementar, ou seja, o sistema privado, que acaba dividindo os recursos no país.

Isso porque o dinheiro para a saúde acaba sendo repartido em 50% para cada um dos dois sistemas, mas 75% da população usa o SUS, o que causa maiores problemas de financiamento do serviço público. Para o consultor, isso deixa a "questão mais complexa" no Brasil.

Outro ponto é a descentralização, que funciona melhor na Itália, mesmo que seja um dos pilares do SUS desde a sua origem. "O SUS tem na sua essência ser descentralizado, mas não chegamos ainda nesse estágio. É importante ter autonomia porque dá mais manejo. Por exemplo, o secretário de uma cidade pode ter mais dificuldade que outro da cidade vizinha. Essa descentralização é positiva, mas o sistema ainda é engessado", ressalta.

Na Itália, por exemplo, a descentralização faz com que cada região atue de maneira diferente no combate à pandemia, e isso tem um lado positivo - respostas mais rápidas na gestão dos recursos financeiros e de pessoal - e um negativo, que impacta diretamente nas estatísticas. A Lombardia, região mais afetada, realiza testes apenas em casos que vão para o hospital, seguindo uma diretriz do Ministério da Saúde, mas outras, como o Vêneto, defendem o modelo sul-coreano de exames em massa, incluindo em assintomáticos.

Leia também: Doria anuncia realização de dois mil testes de covid-19 por dia

Para Leme, também doutorando em saúde pública da Universidade de São Paulo (USP), o fato de o sistema italiano enfrentar tantas dificuldades durante a pandemia é um sinal de alerta para o Brasil.

Você viu?

"Eles têm um sistema com mais leitos de UTI [unidade de terapia intensiva] por pessoa do que o nosso e, mesmo assim, o sistema está colapsado. Ou seja, a nossa situação é muito preocupante. Temos a vantagem de estar um passo atrás na questão do tempo e conseguirmos prever melhor as ações, detectando quais são os gargalos", pontua.

Por isso, para Leme, é preciso olhar para as ações tomadas fora do país para saber como se preparar melhor para quando os casos no Brasil começarem a se acumular. O especialista cita alguns "cases de sucesso", como os da China, que optou pela supressão total - obrigando os cidadãos a ficarem em casa e só saírem de máscara -, e da Coreia do Sul, que fez testes massivos na população.

"Precisamos olhar para os dois, ver o que fizeram certo e copiar. E também olhar o que a Itália fez de errado para aprendermos e não repetirmos", destaca o especialista à ANSA.

Segundo Leme, o estado mais afetado até o momento pelo coronavírus no Brasil, São Paulo "já tem mais de 80% dos leitos de UTI ocupados, sem contar a Covid-19". E a situação é ainda pior nas cidades menores, já que muitas sequer têm hospitais com ventiladores mecânicos, fundamentais na recuperação daqueles internados por conta da nova doença.

"Como o vírus tende a circular por todo o território, é bastante preocupante o que acontecerá", diz.

De acordo com um documento enviado pelo Centro de Operações de Emergências do SUS para profissionais da área em todo o país, caso uma região atinja 80% dos leitos de UTI ocupados, será preciso decretar uma quarentena.

Para Leme, os governos de São Paulo e Rio de Janeiro têm tomado condutas que "são muito importantes nesse contexto", como a questão do isolamento social, o fechamento do comércio não essencial e o aumento no número de leitos de UTI. Já sobre o governo federal, o especialista aponta que ele está "muito inerte" na prevenção à pandemia.

Leia também: Profissionais de enfermagem são agredidos a caminho do trabalho em São Paulo

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde neste domingo (22), são 1.546 casos do novo coronavírus no Brasil, muitos desses tratados no SUS , e 25 mortes confirmadas - das quais 22 em São Paulo. O estado paulista também é o que registra mais casos da nova doença, com 631 contaminações. Até o momento, a taxa de letalidade é de 1,26% de acordo com o governo federal. Já a Itália tem cerca de 60 mil casos e 5,5 mil mortes.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!