Pacientes que precisam do medicamento não estão encontrando nas farmácias
STOCKXPERT/ARQUIVO
Pacientes que precisam do medicamento não estão encontrando nas farmácias

Nesta sexta-feira (20), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária ( Anvisa ) mudou as regras para compra de hidroxicloroquina e cloroquina . Medicamentos só poderão ser adquiridos mediante receita branca especial em duas vias. 

Drogas passam a ser consideradas medicamentos de controle especial . “A medida é para evitar que pessoas que não precisam do medicamento provoquem um desabastecimento no mercado”, diz nota da Anvisa. 

Governo declara transmissão comunitária do coronavírus em todo o Brasil

A alta procura da droga está associada a um fato: ela tem sido testada nos Estados Unidos como opção para o combate ao coronavírus. A partir desta sexta-feira (20), venda irregular pelas farmácias é considerada infração grave .

Você viu?

A cloroquina e suas derivações são usadas no tratamento de malária, artrite reumatóide e lúpus. Os medicamentos podem trazer efeitos colaterais intensos com o uso indiscriminado. 

Presidente chinês escondeu coronavírus por duas semanas

Na nota oficial, a Anvisa declarou que "apesar de alguns resultados promissores, não há nenhuma conclusão sobre o benefício do medicamento no tratamento do novo coronavirus".

Antonio Barra Torres, diretor-presidente da agência, afirmou que o Brasil é um grande produtor dos medicamentos e que haverá contenção nas exportações . Segundo ele, a Anvisa precisa agir como reguladora e a saída do medicamento do país deve ser feita somente através de anuência da agência.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!