O Quartel-General da PM do Rio, no Centro da cidade
Agência O Globo
O Quartel-General da PM do Rio, no Centro da cidade

Entre fevereiro de 2008 e novembro de 2018, 99 policiais militares foram expulsos da corporação ou licenciados por envolvimento em roubos. A média é de um PM punido a cada 39 dias. É o mesmo crime pelo qual foi preso o soldado Patrick Teixeira Vidal, de 34 anos, da UPP Mangueira.

Leia também: Governador do Ceará critica chefe da Força Nacional por elogios a amotinados

O militar é suspeito de invadir, com outros três homens, a casa de uma família estrangeira — entre as vítimas, estava um bebê de 6 meses — em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O bando levou vários pertences e ainda forçou um dos adultos a fazer uma transferência bancária para a conta da mulher do agente, de R$ 780, por meio de um aplicativo.

Os dados foram obtidos, via Lei de Acesso à Informação, com a PM . O ano com mais punições foi 2009, com 20 policiais expulsos ou licenciados. Em seguida, vem 2012, com 18 agentes punidos. Em 2018, ano da Intervenção Federal na segurança do Estado do Rio, 14 militares foram excluídos ou colocados em licença.

Você viu?

A maioria dos policiais (63%) foi punida com a expulsão da corporação. Não há oficiais na lista. Do total de punidos, 91 eram PMs da ativa e oito, reformados. Analisando-se as patentes dos policiais acusados de roubo (somados os da ativa e na reserva), 37 eram soldados, 33, cabos, e 29, sargentos.

Na lista, há policiais de batalhões de todas as regiões do estado e de unidades especiais, como Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), Batalhão de Policiamento em Vias Especiais (BPVE) e Batalhão de Choque (BPChq). Os únicos policiais de UPP punidos são quatro soldados da UPP Jacarezinho, licenciados em agosto de 2014 por envolvimento em estupro, roubo e abuso de autoridade.

Leia também: Após mortes e estragos, Estado de Calamidade Pública é decretado no Guarujá

Além do roubo, comum aos 99 policiais punidos, há outros crimes cometidos pelos PMs , como extorsão, sequestro, estupro, formação de quadrilha, ameaça e receptação. Doze policiais foram expulsos ou licenciados por roubo de carga. Outros três foram acusados de roubo de veículo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!