Agência Brasil

Eleitores serão obrigados a fazer o cadastro biométrico
Wilson Dias/Agência Brasil
Eleitores serão obrigados a fazer o cadastro biométrico


Os eleitores de 1.725 cidades ter ão que comparecer ao cartório eleitoral para fazer a revisão de seu título e realizar o cadastramento obrigatório da impressão digital. Quem não fizer o procedimento terá o título de eleitor cancelado e ficará impedido de votar nas eleições municipais deste ano.

Leia também: Aécio perde cabo de guerra com Doria por liderança do PSDB

A lista com os novos municípios que passaram a ter o cadastramento biométrico obrigatório foi publicada na segunda-feira (10) no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Entre eles está uma capital, Fortaleza. O prazo para o eleitor comparecer ao cartório eleitoral e ficar apto a votar nas eleições deste ano, contudo, varia em cada localidade, e ele deve conferir as datas junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de seu estado.

Nesta rodada, foram incluídos municípios de 17 estados. São eles: Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro , Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Rondônia.

Leia também: Câmara derruba decisão do STF e retoma mandato de deputado acusado de corrupção

Quem perder o prazo para o cadastramento obrigatório das impressões digitais e tiver o título cancelado ainda pode tentar regularizar sua situação até 6 de maio . Após essa data, quem não estiver em dia com o documento não poderá votar nas eleições municipais de outubro , quando serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos 5.568 municípios do país.

Desde 2008, 117 milhões de pessoas fizeram o cadastramento biométrico na Justiça Eleitoral, num universo de 147 milhões de pessoas aptas a votar, segundo dados do TSE. Nas eleições de 2018, os eleitores de 2.793 municípios já estavam obrigados a ter os dados atualizados. A Justiça Eleitoral quer concluir a coleta das impressões digitais de todos os eleitores até as eleições de 2022.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!