exército
Reprodução/Facebook
Elite militar brasileira fez previsões de ameaças ao país nos próximos 20 anos e França discordou das acusações.

Um comunicado foi emitido pela Embaixada da França no Brasil nesta sexta-feira (7) em resposta a uma previsão do Ministério da Defesa que colocou o país europeu como uma ameaça nos próximos 20 anos.

Leia mais: Elite militar vê França como ameaça e terror no Rock in Rio nos próximos 20 anos

A elite militar brasileira colocou a França como um inimigo em potencial em 2035, de acordo com a minuta sigilosa " Cenários de Defesa 2040 ". O embate aconteceria em um contexto no qual os franceses formalizariam um pedido de intervenção das Nações Unidas na Região Ianomâmi, na Amazônia, de acordo com o texto. 

A representação da diplomacia francesa cita a "imaginação sem limites" do relatório e assegura que a relação entre o país e o Brasil é amistosa.

"Forças armadas de todos os países realizam frequentemente esse tipo de exercício de análises de cenários. Entretanto, nós saudamos a imaginação sem limites dos autores desse relatório. O fato é que o Brasil é o nosso principal parceiro estratégico na América Latina e que a França conserva, há décadas, relações de cooperações diárias, estreitas e amigáveis com as Forças Armadas brasileiras".

Leia também: Mineração em terras indígenas: proposta parecida já existe

As hipóteses partiram dos desentendimentos entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o presidente francês Emmanuel Macron em 2019 por conta da crise na Amazônia devido às queimadas.

    Veja Também

      Mostrar mais