Material para falsificação e clonagem foi apreendido durante ação
Reprodução
Material para falsificação e clonagem foi apreendido durante ação

Rio - A Polícia Civil prendeu, nesta segunda-feira (27), 10 integrantes de uma quadrilha que fraudava cartões Riocard e Bilhete Único no Rio. Batizada de Operação Héracles, a ação teve o objetivo o cumprimento de 13 mandados de prisão temporária e nove de busca e apreensão, pelos crimes de estelionato e formação de organização criminosa.

A ação aconteceu nos municípios de Nova Iguaçu, Queimados, São Gonçalo e na capital fluminense, nos bairros Centro, Botafogo, Copacabana e Coelho Neto.

Leia também: Família é morta a tiros após discussão de trânsito em Porto Alegre

De acordo com a investigação, a quadrilha atuava de duas formas: quebrando a chave de segurança dos cartões, por meio de aplicativos de celular e outros softwares, para posteriormente replicarem os créditos e venderem as passagens, de forma avulsa, por valor abaixo da tarifa tabelada ou fazendo o chamado bola-bola, que consiste na venda avulsa das passagens da integração, dentro do período da gratuidade.

Entre os presos, há seis pessoas de uma mesma família, todos envolvidos na fraude, sendo o pai o chefe da organização criminosa. Ele era auxiliado por sua filha, que atuava como gerente, auxiliando-o na coordenação das atividades. Além deles, também foram presos os responsáveis por realizar a quebra da chave de segurança e a clonagem das passagens e responsáveis pela distribuição dos cartões aos chamados cavalos (integrante da organização responsável pela comercialização, de modo avulso, das passagens dos cartões).

Os demais acusados pertencem a organizações criminosas distintas que exploram a mesma atividade ilegal. Ao longo da investigação, os agentes observaram que cada organização criminosa tem seu território de atuação e que, para explorar tal atividade ilícita, seria obrigada a pagar, semanalmente, subornos a traficantes locais.

Leia também: Rio construirá prisões verticais para detentos de baixa periculosidade

Durante a ação, além dos presos, foram apreendidos cartões do Riocard, aparelhos celulares usados para clonagem, computadores, pendrives, máquinas de cartão e outros eletrônicos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!