Senador Zequinha Marinho fez acusações contra agentes do Ibama
Reprodução/Twitter
Senador Zequinha Marinho fez acusações contra agentes do Ibama


O senador Zequinha Marinho (PSC-PA) divulgou um vídeo em que aparece acusando, sem provas, servidores do Instituo Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA) de queimar veículos e casas na Vila Mocotó, no munícipio de Senador José Porfírio, no Pará. Segundo Marinho, a ação foi realizada durante operação que apreendeu 5 mil litros de combustível clandestino, com o apoio da Polícia Militar e do Corpos de Bombeiro .

“O papel do Ibama é fiscalizar, mas queimar carro, moto, bicicleta, casa, isso não é função do Ibama, e nós precisamos apurar isso de forma minuciosa e detalhada. Eu falei para o Helder (Barbalho, governador do Pará) que nós não podemos, através da polícia do Pará, dar cobertura a servidor bandido e malandro, como esse pessoal do Ibama, que, ideologicamente comprometidos, fazem o que estão fazendo na região. Nós vamos correr atrás para processar essas pessoas”, disse o senador, que também relatou o caso ao presidente do Ibama, Eduardo Bim.

Quando o combustível foi apreendido, moradores da região ligados ao trabalho rural se revoltaram e tentaram impedir que os agentes do Ibama e das forças de segurança deixassem o local. Para isso, fecharam uma estrada, derrubaram árvores e incendiaram uma ponte.

Leia também: Após recusar ajuda, Brasil cogita pedir dinheiro a países ricos para a Amazônia

Terra Indígena devastada

De acordo com o Ibama, o combustível apreendido era utilizado por ruralistas no abastecimento de máquinas usadas para práticas de desmatamento ilegal. A Terra Indígena (TI) de Ituna Itatá, localizada na região, teve mais de mil hectares de floresta desmatados apenas em janeiro de 2020,segundo dados do Ministério Publico Federal (MPF) .

No ano passada, a TI foi a mais desmatada do Brasil, correspondendo a 13% do total da devastação no país. De acordo com o MPF, as terras já foram apossadas por grileiros que as utilizam para criação ilegal de gado.

Zequinha Marinho, no entanto, não reconhece os direitos de Ituna Itatá. “Eu disse ao presidente do Ibama que não é função do Ibama fazer ‘desintrusão’ de terra indígena. Ituna Itatá é uma pretensa terra indígena, o que é muito chato”, diz o senador no vídeo.

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes