Diretor do Detran explica como se dará regra para carros de aplicativo
Arquivo Agência Brasil
Diretor do Detran explica como se dará regra para carros de aplicativo

Levado pessoalmente pelo presidente Jair Bolsonaro à Câmara dos Deputados há mais de cinco meses, o projeto do governo que flexibiliza regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) tramita em uma comissão especial na Casa. Mas a expectativa é de que deve sair dela desfigurado até o fim do mês. Relator da matéria, o deputado federal Juscelino Filho (DEM-MA) afirmou ao EXTRA que deve apresentar seu parecer nesta semana com “ajustes” em todos os pontos do texto.

Leia também: Garota denuncia estupro feito pelos pais em carta de suicídio e casal é preso

O parlamentar adiantou que um dos pontos mais polêmicos do projeto, o fim da multa para motoristas que desrespeitarem regras de transporte de crianças em veículos, como o uso da cadeirinha , estará na “linha contrária” de seu relatório.

O relator vai propor em seu parecer que elas sejam obrigatórias para crianças com até 10 anos ou 1,45m de altura. A proposição está baseada, segundo ele, em estudos da ONG Criança Segura . O deputado apontou que a atual idade, de 7 anos e meio, é baseada em parâmetros internacionais. A intenção é evitar que, pela estatura, crianças sejam estranguladas pelo cinto.

"Todos os pontos vão ter ajustes. O governo está sendo atendido, em parte, em alguns deles. Vamos criar novos mecanismos, critérios de grau de infração", disse o deputado, que deve apresentar o relatório entre terça e quarta-feira.

Leia também: Uma pessoa morre e outras nove se ferem após ponte desabar na França

A comissão conta com 34 integrantes e analisa a proposta de forma conclusiva. Se o projeto for aprovado, seguirá para o Senado , sem passar pelo plenário da Câmara. Segundo o presidente do colegiado, o deputado Luiz Carlos Motta (PL-SP), a votação deve ser concluída na semana que vem.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!