Escola realiza intervenção artística em banheiros para combater suicídio no interior de São Paulo.
Reprodução/Facebook
Escola realiza intervenção artística em banheiros para combater suicídio no interior de São Paulo.

Os índices de suicídio no mundo caíram em todo o mundo, mas cresceram em 24% entre os adolescentes que vivem nas principais capitais do Brasil, de acordo com dados da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), publicado na Revista Brasileira de Psiquiatria.

Leia também: Senado aprova projeto que obriga notificação de tentativas de suicídio

Na tentativa de enfrentar os dados nacionais, todas as mensagens relacionadas ao suicídio expostas nas paredes do banheiro feminino da Escola Estadual Maria Pia Silva Castro, localizada em Franca, no interior de São Paulo, foram respondidas com frases de incentivo e autocuidado. Convidado pela  vice-diretora Jaqueline Vieira, o artista Samuel Freiria foi convidado para realizar uma intervenção no banheiro da escola.

Leia mais: Lei institui política nacional para prevenção de automutilação

Nos azulejos brancos do banheiro, meninas escreveram frases como: "Se todo mundo desiste de mim, por quê eu não posso?". Em resposta, o artista Samuel Freiria escreveu: "Por quê? Porque você é especial pra alguém". Ao invés de apagar o que estava escrito, o artista preferiu responder para mostrar que alguém leu e se importou com o desabafo.

“Abrimos espaço pra quem quiser desabafar ou deixar uma palavra de apoio, anônimo, sem julgamentos. Depressão não é frescura. Às vezes, uma palavra ou ouvido na hora certa pode ser um conforto pra quem precisa”, escreveu Freiria em sua conta pessoal do Facebook. A postagem viralizou na internet, alcançando até o momento cerca de 90 mil compartilhamentos.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!