A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) divulgou nota na noite da sexta-feira (13) repreendendo a reação do jornalista do The Intercept , Glenn Greenwald, a uma reportagem publicada pelo jornal O Globo sobre investigações de movimentações na conta bancária do marido dele, o deputado federal David Miranda (PSOL).
Em publicação nas redes sociais, Greenwald classificou os repórteres e editores do O Globo como “corruptos” que publicaram um “artigo lixo”. Segundo a Abraji, após essa publicação a repórter Juliana Dal Piva passou a receber mensagens que a acusavam de receber propina para publicar textos que intimidassem a Vaza Jato.
Leia também: David Miranda diz que vai detalhar renda e convida Bolsonaro a fazer o mesmo
“Lamentamos que um jornalista lance mão de expedientes dos quais ele próprio é vítima frequente - acusações e descredibilização - contra outros colegas, ultrapassando o limite da crítica ao trabalho feito”, afirmou nota da associação, que declarou solidariedade a Juliana e a João Paulo Saconi, que também assinou reportagem.
Poucas horas depois, o jornalista utilizou as redes sociais para responder à nota, falando que seria crítico aos meios de comunicação independente de quem se chateasse ou lamentasse, “Igualar críticas a jornalistas com ameaças de prisão ou violência é obsceno. Já disse muitas vezes: a Globo tem muitos bons repórteres, mas tb causou grandes danos”, publicou.